PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PRIMEIRO ESTADO DO BRASIL vai pagar o PISO para a categoria; saiba qual é
O pagamento do novo piso para a categoria está sendo bastante celebrado pela enfermagem neste estado
O piso salarial enfermagem está tendo avanços em diversas frentes, sendo motivo de celebração da categoria.
Apesar de estar suspenso há quase cinco meses pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, a situação vem progredindo.
Inclusive, um importante estado do Brasil anunciou que será o primeiro a pagar o piso salarial enfermagem para a categoria.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PARAÍBA VAI COMEÇAR A PAGAR O NOVO PISO PARA A CATEGORIA
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB-PB), na noite da última segunda-feira (30), informou que vai implementar o novo piso salarial enfermagem no estado.
A medida já entrou na última folha salarial para a categoria, como uma espécie de pagamento complementar, para comemoração da enfermagem paraibana.
Segundo o governador, a implementação da medida é motivo de orgulho, principalmente por honrar o compromisso firmado com o piso salarial enfermagem:
“Já está autorizada a emissão da folha extra que será encaminhada amanhã aos bancos para que até quinta-feira todos os servidores efetivos, aposentados, pensionistas e também enfermeiros da PBSaúde possam receber os valores atualizados”.
“Esse é um compromisso que firmamos anteriormente porque o estado tem condições de honrá-lo”.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: ESTUDO APONTA O MONTANTE TOTAL PARA A MEDIDA ENTRAR EM VIGOR NO PAÍS
Conforme informações divulgadas em um relatório realizado pela LCA Consultoria, o impacto orçamentário do piso salarial enfermagem será de R$ 13,2 bilhões.
O relatório faz uma análise ligada às ações propostas e aponta que elas não serão suficientes para diminuir o impacto financeiro do piso salarial enfermagem.
Ainda sobre isso, o estudo também destaca que o novo piso salarial enfermagem “coloca em risco o acesso da população brasileira aos serviços de saúde, notadamente nas regiões de maior vulnerabilidade econômica e social”.
De todos os setores econômicos, o público seria o mais afetado, com o valor total de R$ 3,8 bilhões anuais, algo visto com preocupação pelo estudo:
“O impacto para o setor público pressiona o orçamento e afeta especialmente as administrações públicas municipais, que concentram a maior parcela de profissionais de enfermagem”.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: A ESFERA PRIVADA PRIVADO VAI DEMITIR FUNCIONÁRIOS PARA, APÓS ISSO, RECONTRATÁ-LOS? SAIBA MAIS NO VÍDEO ABAIXO: