CÂNCER NO PÂNCREAS: DOR ABDOMINAL pode ser sinal de tumor no pâncreas; entenda os sintomas
Veja sinais e sintomas de câncer de pâncreas e saiba o que fazer. Entre eles está a dor abdominal
Localizado no abdômen, atrás do estômago, o pâncreas é uma glândula cuja função principal é produzir insulina, além de absorver enzimas na digestão.
Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que o câncer de pâncreas é responsável por cerca de 1% de todos os tipos de câncer diagnosticados no Brasil, e 5% do total de mortes provocadas pela doença.
Por ano, a estimativa é que sejam descobertos 10.980 novos casos, sendo 5.290 homens e 5.690 mulheres, segundo números do Inca.
O tipo de câncer de pâncreas mais comum é o adenocarcinoma, o qual surge no tecido glandular, e representa 90% dos casos diagnosticados. A maioria dos casos de tumor no pâncreas afeta o lado direito do órgão.
QUAIS OS SINTOMAS DE CÂNCER NO PÂNCREAS?
O câncer de pâncreas não possui sintomas específicos, por isso, é considerado uma doença silenciosa de difícil detecção, e muitos casos são descobertos apenas em estágio mais avançado.
Por causa disso e por ser uma doença agressiva, a mortalidade é considerada alta. Apesar desses fatores, alguns sinais e sintomas podem apontar para o diagnóstico.
Entre esses indícios estão a diabetes, que pode ser um fator de risco ou manifestação clínica do câncer no pâncreas.
Veja os principais sintomas de câncer no pâncreas:
- Perda de peso
- Falta de apetite
- Dores nas costas
- Dor abdominal
- Fraqueza
- Náuseas
- Olhos e pele de cor amarela (icterícia)
- Urina escura (cor de chá preto)
*Se você perceber sintomas de câncer no pâncreas, é fundamental procurar atendimento médico. Apenas ele poderá confirmar ou não o diagnóstico e indicar o tratamento correto.
O QUE CAUSA CÂNCER NO PÂNCREAS?
Existem fatores hereditários e não hereditários para o câncer no pâncreas. Os hereditários são síndromes de predisposição genética com associação à doença.
Já entre os não hereditários estão:
- tabagismo (hábito de fumar)
- obesidade
- diabetes mellitus
- pancreatite crônica não hereditária
- exposição a solventes e substâncias como tetracloroetileno, estireno, cloreto de vinila, epicloridrina, HPA e agrotóxicos
Como estão relacionados ao estilo de vida, os fatores não hereditários podem ser evitados.
Para prevenir câncer de pâncreas e outras doenças, é fundamental manter uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Também é essencial evitar o fumo e o consumo de álcool.
O câncer de pâncreas é mais comum entre homens. Além disso, ocorre com maior frequência em pessoas a partir dos 60 anos, e é considerado raro antes dos 30.
Câncer no mundo: número de mortes e novos casos de câncer só faz crescer
COMO É O TRATAMENTO DO CÂNCER NO PÂNCREAS?
O tratamento do câncer de pâncreas vai depender do tipo do tumor, da avaliação clínica do paciente e dos exames.
A cirurgia para retirada do tumor só é possível em poucos casos, já que na maioria das vezes o diagnóstico é tardio e a doença já está em estágio avançado.
Quando não é possível fazer a cirurgia, são realizadas sessões de radioterapia e quimioterapia.
REFERÊNCIAS
Instituto Nacional do Câncer (Inca) - https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/pancreas. Acesso em 18/02/2023
Hospital Albert Einstein - https://www.einstein.br/doencas-sintomas/cancer-pancreas. Acesso em 18/02/2023