PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: SEXTA-FEIRA inicia GREVE DOS ENFERMEIROS; saiba quais estados irão parar

Entenda como funcionará a greve dos enfermeiros em defesa do piso salarial enfermagem

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 10/03/2023 às 8:14 | Atualizado em 10/03/2023 às 11:15
Notícia
X

A luta nas ruas pela implementação do piso salarial enfermagem terá início nesta sexta-feira (10), com mobilizações em todo o país, mas uma greve geral foi decretada em dois estados brasileiros.

A greve dos enfermeiros inicia no Rio de Janeiro e em Pernambuco a partir deste dia 10 de março, com redução expressiva no número de profissionais que se apresentarão em cada serviço, em defesa do piso salarial da enfermagem.

Outras regiões ainda podem participar da greve caso o Sindicato de enfermagem do estado convoque uma assembleia e decrete a paralisação da categoria por tempo indeterminado.

Saiba posicionamento da Fehospe após aprovação do piso salarial enfermagem


FUNCIONAMENTO E OBJETIVO DA GREVE DOS ENFERMEIROS:

De acordo com a coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem, Líbia Bellusci, e a dirigente da Confetam/CUT, Irene Rodrigues, o objetivo da greve é pressionar as autoridades a correr com o processo do piso da enfermagem.

"A greve tem que ser votada em cada Sindicato [...] Vocês têm que acompanhar as assembleias de vocês para poder ver se vai ser votado greve ou não", explicou a coordenadora do Fórum.

LEIA MAIS: CALENDÁRIO DE GREVE GERAL dos enfermeiros é divulgado em comunicado oficial

"Rio de Janeiro mobilizado, Pernambuco mobilizado, outros estados com mobilização de 12 horas, mas que podem chamar assembleia a qualquer tempo, porque os Sindicatos são autônomos para chamar a greve", acrescentou a dirigente da Confetam.

Uma das principais soluções para a viabilização do piso salarial da enfermagem que necessita de tramitação mais acelerada é a medida provisória que se encontra em análise na Casa Civil.

"A gente precisa pressionar o ministro Rui Costa [...] Ele precisa saber que a enfermagem merece muito mais do que aplausos, merece valorização, e valorização se dá através de piso salarial digno", declarou Líbia Bellusci.

Sem piso, sem enfermagem.
Líbia Bellusci

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL


MEDIDA PROVISÓRIA DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:

A Medida Provisória (MP) favorável ao piso salarial da enfermagem prevê o uso do superávit financeiro de fundos públicos federais para financiar o reajuste até 2027.

A MP precisa do aval de representantes dos Ministérios, como dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento) e do Advogado Geral da União, Jorge Messias.

LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM TABELA 2023: confira VALOR do piso da enfermagem e veja os beneficiários  

O texto da medida já foi concluído, inclusive com as modificações sugeridas pelo Ministério da Saúde para custear o piso salarial da enfermagem de forma mais sólida.

A versão final da medida provisória do piso salarial enfermagem será submetida à edição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

PISO SALARIAL ENFERMAGEM PREFEITURAS começam a PAGAR PISO em 2023


Citação

Sem piso, sem enfermagem.

Líbia Bellusci

Tags

Autor