PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: veja distribuição da paralisação dos serviços durante a GREVE DOS ENFERMEIROS

Saiba como será o funcionamento das unidades de saúde nos estado em que houver greve em defesa do piso salarial enfermagem

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 10/03/2023 às 11:09 | Atualizado em 10/03/2023 às 11:13
Notícia
X

A greve dos enfermeiros, em defesa do piso salarial enfermagem, iniciará nesta sexta-feira (10) no Rio de Janeiro e em Pernambuco.

Além da paralisação da maior parte dos serviços de saúde prestados pelos profissionais beneficiados pelo piso salarial da enfermagem em tais estados, um ato geral será realizado por todo país.

Entre os estados que estão nas ruas pelo piso da enfermagem, neste dia 10, estão Bahia, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte, Pará e Alagoas.

A lei do piso salarial da enfermagem está suspensa pelo ministro Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), desde 4 de setembro de 2022.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem


ENFERMAGEM PARA EM PERNAMBUCO PARA DEFENDER PISO DA ENFERMAGEM:

De acordo com o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (SATENPE), a greve dos enfermeiros em Pernambuco irá reduzir serviços específicos.

Os profissionais que trabalham na atenção básica (PSF, UBT, PACS), serviços ambulatoriais e em instituições que não funcionam 24h estão totalmente parados.

Já os serviços de média e alta complexidade, como hospitais, policlínicas, maternidades e centros de parto normal se encontraram com atendimento reduzido em 50%.

Por fim, ficarão com 20% a menos de profissionais em exercício os serviços de urgência, emergência, bloco cirúrgico, UTI, SRPA, e centros exclusivos de vacinação contra covid-19.

LEIA MAIS: Quando o piso salarial enfermagem será PAGO em todo território nacional?

Em Pernambuco, o ato nas ruas em defesa do piso salarial da enfermagem teve concentração às 08h desta sexta-feira (10), na Praça do Derby.

Veja quando o piso salarial da enfermagem foi sancionado:


GREVE DA ENFERMAGEM NO RIO DE JANEIRO:

O Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Município do Rio de Janeiro entrou na Justiça para tentar impedir a greve em defesa do piso salarial da enfermagem no estado.

A liminar foi concedida de forma parcial ao Sindhrio, de forma que 80% dos trabalhadores da rede privada serão obrigados a realizar seus serviços plenos.

LEIA MAIS: Município é acionado pela JUSTIÇA por NÃO PAGAR o piso salarial enfermagem previsto na lei

Por outro lado, na rede pública, apenas 30% dos profissionais necessitarão da permanência nos seus postos de trabalho, segundo a Lei de Greve.

A mobilização pública em prol do piso salarial enfermagem no Rio de Janeiro teve concentração realizada às 10h, desta sexta (10/), em frente ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro do estado.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL


Tags

Autor