No próximo dia 11 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Parkinson, data que tem como objetivo conscientizar a população sobre essa doença neurodegenerativa que afeta milhões de pessoas no mundo.
O Parkinson é uma doença crônica e progressiva do sistema nervoso central que afeta principalmente a coordenação motora.
Ela é causada pela degeneração de células cerebrais responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que ajuda a controlar os movimentos do corpo.
QUAIS OS SINTOMAS DO PARKINSON?
Entre os principais sintomas do Parkinson estão:
- tremores;
- rigidez muscular;
- lentidão de movimentos;
- dificuldade de equilíbrio.
A doença também pode causar alterações na fala, na escrita e no sono, além de sintomas não motores, como depressão e ansiedade.
HÁ CURA PARA O PARKINSON?
Não há cura para o Parkinson, mas existem tratamentos que ajudam a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Entre as opções estão medicamentos que aumentam os níveis de dopamina no cérebro, terapia ocupacional e fisioterapia.
DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO PARKINSON
O Dia Internacional do Parkinson foi criado em 1997 pela Organização Mundial da Saúde para aumentar a conscientização sobre a doença e incentivar a pesquisa para encontrar novos tratamentos e uma possível cura.
A data também serve para mostrar apoio e solidariedade aos pacientes e suas famílias, que enfrentam desafios diários para lidar com os sintomas da doença.