Apesar da lei do piso salarial enfermagem ainda não estar valendo obrigatoriamente em todo território nacional, algumas regiões já passaram a implementar o reajuste.
Alguns municípios do estado do Mato Grosso do Sul começaram a pagar o piso salarial da enfermagem, como Campo Grande, mas já estão sofrendo com estrangulamento no orçamento.
Diante disso, o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Siems) afirmou que recebeu uma denúncia referente ao descumprimento do piso salarial da enfermagem.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PREFEITURAS começam a PAGAR PISO em 2023
SINDICATO DIZ BUSCAR MEIOS JURÍDICOS EM CASO DE ILEGALIDADE:
“Recentemente, o sindicato recebeu uma denúncia e está apurando. Desde a criação da lei que estabelece o piso salarial da enfermagem, o sindicato está em contato com os trabalhadores de enfermagem, celetistas”, revelou o Siems.
“Destacamos que façam os acompanhamentos no holerites e informem ao sindicato em caso de descumprimento. Em caso de ilegalidades, o sindicato buscará os meios jurídicos”, garantiu.
O Sindicato também informou que está atento à pauta do piso salarial da enfermagem, tendo em vista que o Estado possui 23 mil profissionais da categoria no setor público e privado.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Categoria tem CONQUISTA IMPORTANTE
PREFEITO SE PRONUNCIA SOBRE O PISO SALARIAL ENFERMAGEM:
O prefeito Jair Scapini (PSDB), de Guia Lopes da Laguna, localizado no sul mato-grossense, afirmou ao Correio do Estado que há recursos para pagar os funcionários com o piso salarial da enfermagem.
“Quanto à lei [do piso salarial enfermagem], vou cumprir, pois o piso do município, hoje, a diferença é muito pouca dos enfermeiros. Só dos auxiliares que a diferença é maior”, informou o prefeito.
Mas vou cumprir a lei. Não posso diminuir, pois está bem ajustadaprefeito Jair Scapini
LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Veja as 6 áreas da enfermagem com maior salário no Brasil