REMÉDIO CASEIRO PARA A GRIPE: Veja sintomas de gripe e receitas alternativas para gripe forte
Veja alternativas de remédios caseiros para combater a gripe
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Veja alternativas de remédios caseiros para combater a gripe:
QUANTO TEMPO DURA UMA GRIPE?
Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. Em geral, os sintomas de uma gripe podem durar entre 7 e 10 dias.
SINTOMAS GRIPE
Os principais sintomas da gripe são:
- Febre;
- Dor de garganta;
- Tosse;
- Dor no corpo;
- Dor de cabeça.
Podem estar presentes também os seguintes sintomas:
- Diarreia;
- Vômito;
- Fadiga;
- Rouquidão;
- Olhos avermelhados e lacrimejantes.
- GRIPE AVIÁRIA: Primeiro caso de H5NI em humanos é investigado no Brasil
- Gripe: com 11 mortes causadas pelo H1N1 e influenza B, Pernambuco reforça vacinação para todos a partir dos 6 meses de idade
- Saiba quem pode tomar a vacina da gripe; veja onde tomar a vacina da gripe e as reações vacina bivalente
VACINA DE GRIPE
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe, segundo o Ministério da Saúde.
"A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe. Devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe.
Por isso, todo o ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Este imunobiológico oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul", declara a pasta.
REMÉDIO CASEIRO GRIPE; RECEITAS GRIPE
Veja algumas receitas que podem auxiliar durante do tratamento da gripe, segundo os site BVS Atenção Primária em Saúde:
LAMBEDOR DE HORTELÃ
Alívio da tosse, anestésico para dores de cabeça e nas articulações, combate a resfriados e gripes, cólicas, gases, além de impedir a formação do muco nas vias respiratórias são alguns dos vários benefícios da erva alcançados com o lambedor.
Ingredientes: 10 folhas de hortelã; Água; Açúcar; Cravos da índia.
Modo de preparo: Prepare uma infusão de hortelã, colocando água fervente em cima das folhas. Espere cinco minutos e coe, depois passe para uma panela.
Considerando a quantidade do chá, coloque a mesma de açúcar na panela, misture e deixe ferver.
Ao dissolver o açúcar, deixe esfriar e coloque alguns cravos da índia para conservar. Tome 3 ou mais colheres de sopa do lambedor ao dia.
LAMBEDOR DE GUACO
Tem efeito expectorante, e pode ser associada a poejo, alfavaca anisada, malvariço ou mil-em-ramas. Indicado para gripes e resfriados, tosses, broncospasmo, cárie dentária e como anti-inflamatório.
Ingredientes: Folhas de guaco; açúcar mascavo.
Modo de preparo: A parte usada são as folhas em infusão, 1 colher de sopa em 1 xícara de agua, 3 vezes ao dia. Na forma de lambedor é preparado colocando folhas da planta com açúcar mascavo em banho-maria.
LAMBEDOR DE ABACAXI
É possível fazer xaropes de frutas e o abacaxi é um expectorante muito bom para tratar de tosse, bronquite e pneumonia.
Ingredientes: 500 mililitros de mel de abelha; 1 abacaxi médio.
Modo de preparo: Descasque o abacaxi e corte em pedaços pequenos. Juntamente com o mel, leve ao fogo e deixe ferver por três minutos. Coe e tome durante o dia sempre que quiser.