O números de casos de câncer só aumentam no mundo todo. No Brasil, o câncer já é a segunda principal causa de morte segundo o IBGE, atrás apenas de doenças cardiovasculares.
Diante desse cenário alarmante, é muito importante se atentar para as ações que podem aumentar o risco de câncer e para as que diminuem a probabilidade de adquirir essa doença.
Algumas ações, se incorporadas à rotina diária, têm o poder de prevenir contra o câncer e melhorar a saúde e a qualidade de vida de quem as faz.
Conteúdo relacionado: saiba como Preta Gil descobriu câncer:
Veja 8 dicas que ajudam na prevenção de câncer:
1.Não fume
Ao fumar, você e quem está próximo de você inala mais de 7.000 compostos e substâncias químicas liberadas pelo cigarro.
2. Evite bebidas alcoólicas
Ingerir bebidas alcoólicas aumentam as chances de desenvolver câncer, sobretudo se a pessoa também é fumante.
Não existe quantidade segura para consumir álcool, mas quanto maior a quantidade e mais frequente, pior.
3.Evite carne processada
Presunto, linguiça, mortadela, bacon e outras carnes processadas contêm conservantes que aumentam as chances de desenvolver câncer - principalmente o câncer de intestino.
4.Evite exposição ao sol entre 10h e 16h
É quando os raios solares estão mais intensos, aumentando as chances de desenvolver tumor - principalmente de pele e lábios.
Se não for possível, utilize chapéu de aba larga, blusa e calças compridas. E, claro, sempre utilize protetor solar, e reaplique a cada duas horas.
5.Tenha uma alimentação saudável
Se alimente bem, com alimentos “in natura”, como vegetais e frutas, que contém muitos minerais, vitaminas e fibras.
Evite os alimentos “processados”, que foram modificados industrialmente e tem quantidades absurdas de conservantes, corantes, gorduras e açúcares.
6.Pratique atividade física
30 minutos de exercícios moderados diários podem aumentar a defesa do organismo, regular a produção de hormônios, reduzir o estresse e melhorar o trânsito intestinal.
Pode ser desde corrida e musculação até subir e descer escadas.
7.Mantenha um peso adequado
O excesso de peso produz uma inflamação crônica no organismo, além de aumentar a produção de certos hormônios que promovem o crescimento de células cancerígenas.
8.Faça os exames preventivos
É importante realizar exames básicos como hemogramas e sangue oculto nas fezes para identificar como está a sua saúde e, se for o caso, detectar tumores no estágio inicial, aumentando as chances de cura.
Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame de colo de útero a cada três anos. Já os homens devem fazer exame de próstata a partir dos 45 anos.
Também é importante que meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos se vacinem contra o HPV, pois o vírus está relacionado com o câncer de colo do útero.
A vacina contra a hepatite B ajuda a prevenir contra o câncer de fígado e está disponível para todas as idades.
Este artigo é apenas para fins informativos e não substitui uma avaliação médica.
REFERÊNCIAS:
Instituto Nacional de Câncer (INCA) - https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/como-prevenir-o-cancer. Acesso em 14/06/2023.
Instituto Nacional de Câncer (INCA) - https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/atividade-fisica#:~:text=Existem%20recomenda%C3%A7%C3%B5es%20que%20sugerem%20a,c%C3%A2ncer%20e%20para%20a%20sa%C3%BAde. Acesso em 14/06/2023.
Instituto Nacional de Câncer (INCA) -https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/rrc-38-artigo-cancer-e-obesidade-um-alerta-do-inca.pdf. Acesso em 14/06/2023.