Nesta matéria, tire algumas dúvidas comuns sobre doar sangue, neste Dia Mundial da Doação de Sangue, 14 de junho, como idade mínima, intervalo e uso de medicamentos e entorpecente.
MENOR DE IDADE PODE DOAR SANGUE?
Uma das principais dúvidas da população geral é a partir de que idade pode doar sangue.
A recomendação comum é que o doador tenha entre 16 e 69 anos de idade, mas menores de 18 ano devem estar acompanhados de um responsável ou apresentar uma autorização.
O doador também deve pesar, no mínimo, 50kg para realizar a doação.
QUAL O INTERVALO PARA DOAÇÃO DE SANGUE?
As mulheres podem doar sangue novamente após 90 dias da última doação, podendo fazer até 3 doações por ano.
Já para os homens o intervalo é menor, podendo doar sangue a cada 60 dias, com até 4 doações ao ano,
QUEM TOMA ANTIDEPRESSIVO PODE DOAR SANGUE?
Antidepressivos como fluoxetina, sertralina, amitriptilina, Donaren e venlafaxina não impedem a doação de sangue, assim como a maior parte dos psicofármacos.
No entanto, a classe de antidepressivos tricíclicos, como amitriptilina, imipramina e clopipramina, contraindica a doação de sangue enquanto a medicação está em uso e em até 30 dias da suspensão do remédio.
Desse modo, é essencial ler a bula do remédio para saber se o seu medicamento se encaixa na recomendação geral ou na exceção.
QUEM TOMA ROACUTAN PODE DOAR SANGUE?
Segundo a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), pessoas que fazem uso da Isotretinoína (Roacutan) devem aguardar um mês após o término do tratamento para doar sangue.
QUEM FUMA MACONHA PODE DOAR SANGUE?
Já para pessoas que estão sob efeito de maconha, é recomendado aguardar 12 horas após o uso para poder realizar a doação de sangue, de acordo com a FHB.
QUEM TEVE COVID PODE DOAR SANGUE?
Sim, quem teve Covid-19 pode doar sangue, contanto que já esteja completamente recuperado do vírus há mais de 10 dias. Em caso de suspeitas, espere o tempo correto para doar.
Neste Dia Mundial da Doação de Sangue, seja pró-ativo na sociedade e ajude quem precisa nos centros de doação da sua região.