A graviola, cujo nome científico é Annona muricata, é uma fruta tropical de tamanho médio, com uma casca verde-escura e textura espinhosa. Ela é nativa de regiões tropicais da América Central e América do Sul. A fruta tem polpa branca e macia, com um sabor doce e levemente ácido. É bastante suculenta e tem um aroma distinto.
A graviola é conhecida por ser uma fonte de diversos nutrientes, como vitamina C, vitamina B, potássio, magnésio e fibras. Além disso, ela contém compostos bioativos, como acetogeninas, que são considerados responsáveis por alguns dos seus benefícios para a saúde.
A graviola é usada de várias formas, tanto na culinária quanto na medicina tradicional, o chá da folha da fruta, tem sido uma boa opção para ajudar no combate a algumas doenças como hipertensão, colesterol alto e diabetes, entre outras. Conheça alguns benefícios do chá para sua saúde a seguir;
1 AJUDA NO COMBATE A DIABETES
Os compostos fitoquímicos presentes nas folhas da graviola, como os taninos, flavonoides e triterpenoides, desempenham um papel importante na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Eles estão inibindo a atividade de uma enzima relacionada ao metabolismo de carboidratos. Portanto, o consumo diário do chá de graviola ajuda a manter os níveis de glicose no sangue equilibrados em pessoas com diabetes ou pré-diabetes.
2 AJUDA A COMBATER O CÂNCER
As folhas da graviola contêm compostos antioxidantes e citotóxicos que auxiliam na eliminação de radicais livres do organismo. Isso ajuda a prevenir danos celulares e, consequentemente, o desenvolvimento do câncer.
Além disso, a graviola possui propriedades que inibem o crescimento de células malignas, o que pode ser útil no combate a diferentes tipos de câncer, como o câncer de cólon, mama, próstata e pâncreas. No entanto, é importante ressaltar que o chá de graviola não substitui o tratamento médico indicado e deve ser utilizado apenas como complemento ao tratamento convencional.
3 AJUDA A COMBATER PARASITAS
Certos compostos isolados das folhas e sementes da graviola apresentam uma ação eficaz contra parasitas responsáveis por causar doenças como amebíase, malária e tripanossomíase.
4 AJUDA NO COMBATE CONTRA VÍRUS E BACTÉRIAS
Os extratos das folhas de graviola contêm compostos como flavonoides, esteroides e alcaloides que possuem propriedades antibacterianas. Esses compostos são eficazes contra microrganismos como Staphylococcus aureus e Escherichia coli, potencializando os efeitos dos antibióticos e promovendo uma eliminação mais eficaz dos microrganismos. Além disso, esses compostos também podem ajudar a inibir a replicação de alguns vírus.
5 AJUDA A CONTROLAR A PRESSÃO ARTERIAL
O extrato das folhas de graviola contém compostos alcaloides, como a coreximina, anomurina e reticulina, além de óleos essenciais que possuem propriedades hipotensivas. Essas substâncias atuam bloqueando os canais iônicos de cálcio, permitindo que os vasos sanguíneos relaxem e se dilatem, o que pode ser útil no controle da pressão arterial em pessoas com hipertensão.
6 AJUDA A FORTALECER A IMUNIDADE
O chá de graviola possui propriedades que estimulam o aumento da quantidade de leucócitos, células do sangue que fazem parte do sistema imunológico. Esse aumento contribui para a prevenção e combate de infecções e outras doenças, como gripes e resfriados.
7 AJUDA NA PREVEÇÃO DO FÍGADO
As folhas de graviola possuem um efeito hepatoprotetor, o que significa que ajudam a proteger o fígado contra danos causados por medicamentos, como o paracetamol, por exemplo, quando usado em excesso.
Além disso, o chá de graviola pode auxiliar no combate à hiperbilirrubinemia ou icterícia, uma condição causada por alterações no fígado ou nos ductos biliares.
COMO FAZER O CHÁ DA FOLHA DE GRAVIOLA?
O chá de graviola é fácil e rápido de fazer, podendo ser consumidas 2 a 3 xícaras de chá de graviola por dia, de preferência após as refeições.
INGRTEDIENTES
10 g de folhas de graviola secas;
1 litro de água fervente.
MODO DE PREPARO
Para fazer o chá, basta colocar as folhas de graviola na água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, deve-se coar e consumir quando estiver morno após as refeições.
Este artigo é informativo, em caso de dúvidas procure um médico ou nutricionista para uma melhor indicação de chá para seu consumo