O cirurgião cardiovascular Fernando Augusto Figueira, do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e superintendente de Ensino e Pesquisa da instituição, recebeu a Medalha Mérito Santos-Dumont, em cerimônia realizada em Brasília, na quinta-feira (20).
Promovida pela Força Aérea Brasileira, a solenidade agraciou militares, cidadãos brasileiros e estrangeiros que prestaram notáveis serviços à Aeronáutica Brasileira.
A cerimônia de entrega da medalha marcou os 150 anos do nascimento de Santos Dumont, um dos precursores da aviação e da criação de aeronaves no mundo.
Em sua trajetória como cirurgião cardiovascular do Imip, Fernando Augusto Figueira já realizou mais de 150 transplantes, procedimento que permite prolongar a vida de pacientes com doenças cardíacas graves e garante mais qualidade de vida.
A entrega da Medalha Mérito Santos-Dumont foi realizada pelas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e é resultado de uma parceria da Força Aérea Brasileira (FAB) no transporte de órgãos para transplante.
"Ter a oportunidade de estar em Brasília, em uma cerimônia da FAB, e receber das mãos do presidente da República a Medalha Mérito Santos-Dumont me encheu de orgulho como médico cirurgião cardiovascular e transplantador do Imip", comemora Fernando Augusto.
"Essa conquista nos trouxe ainda mais responsabilidade e compromisso em continuar fazendo muito mais para que outros pacientes também sejam beneficiados com o transplante", acrescenta.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o ministro de Defesa, José Múcio, também participaram da solenidade.
O evento contou ainda com a presença dos cirurgiões cardiovasculares Jeú Delmondes e João Paulo Segundo, como também da paciente transplantada, Agaliane Balbino de Souza, que tinha poucas chances de encontrar um coração compatível na época em que foi realizado o transplante.
Personalidades civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, podem receber a Medalha Mérito Santos-Dumont, desde que tenham prestado destacados serviços à aeronáutica brasileira ou, por suas qualidades ou valores, em relação à aeronáutica, sejam julgados merecedores.
A entrega das condecorações aos agraciados ocorre em 20 de julho, que é o dia do aniversário de Alberto Santos-Dumont, pai da aviação e patrono da aeronáutica brasileira, ou dia útil anterior - caso a data coincida com um sábado ou domingo.
Nascido em 1873, Alberto Santos-Dumont dedicou sua vida à aviação e foi o primeiro aeronauta a alcançar a dirigibilidade dos balões e a voar em um aparelho mais pesado que o ar com propulsão própria.