PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: novo valor é irreal para grande parte dos 2,8 milhões de profissionais, segundo Cofen

Entenda como o piso salarial enfermagem ainda não é real para grande parte da categoria, de acordo declaração do Cofen

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 23/08/2023 às 9:31 | Atualizado em 23/08/2023 às 9:48
Notícia
X

 A presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betania Santos, reivindicou mais uma vez pelo direito do piso salarial enfermagem justo para os profissionais.

Segundo a representante, os baixos salarios oferecidos em todas as regioes do Brasil estão longe de refletir a relevância do papel da profissão.

Além do piso salarial da enfermagem, a presidente também citou outras lutas necessárias que a classe precisa vencer para obter valorização.

Veja como foi a GREVE GERAL pelo PISO SALARIAL da ENFERMAGEM

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM IRREAL PARA CATEGORIA:

Segundo Betania Santos, os novos salarios ainda não são reais para uma grande parcela dos 2,8 milhoes de profissionais da Enfermagem.

Sancionado há um ano, o piso da enfermagem ainda não e uma realidade na vida da maioria dos enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes que formam a nossa profissao
Betania Santos

“No momento, seguimos aguardando os repasses dos montantes que serao enviados pelo Ministerio da Saude para o pagamento do piso nos estados e municipios, alem do inicio do pagamento [do piso salarial da enfermagem] pela rede privada”, pontuou.

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: Saiba como será feito o pagamento retroativo


PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA ENFERMAGEM:

De acordo com a presidente do Cofen, os principais problemas enfrentados pela categoria atualmente, e há anos, são:

  • Atraso na viabilização do piso salarial da enfermagem;
  • Cargas horarias de trabalho excessivas;
  • Falta de incentivo para a formação continuada;
  • Dimensionamento inadequado de profissionais.

Na declaração, também foi citada pesquisa ‘Perfil da Enfermagem’, realizada em 2015 pelo Cofen com a Fundacao Oswaldo Cruz, revelando uma triste realidade sobre o piso salarial da enfermagem.

O estudo indica que, em 2015, 1,8% da categoria recebia menos de um salário mínimo por mês e, deste então, esses valores não tiveram um aumento real.

Além disso, os profissionais perderam bastante diante da crise econômica e da pressão inflacionária, por isso a importância do piso salarial enfermagem.

PAGAMENTO DO PISO SALARIAL ENFERMAGEM TEM DATA CONFIRMADA? ENTENDA

Citação

Sancionado há um ano, o piso da enfermagem ainda não e uma realidade na vida da maioria dos enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes que formam a nossa profissao

Betania Santos

Tags

Autor