PERIGOS DO CONSUMO INADEQUADO DA CÚRCUMA: quais são os 6 MALEFÍCIOS DA CÚRCUMA? Veja os EFEITOS COLATERAIS ADVERSOS do seu consumo irregular
Conheça todos os perigos do consumo da cúrcuma para saúde
A cúrcuma é uma planta muito famosa devido as suas propriedades medicinais e o seu uso culinário.
Ela também é chamada de açafrão-da-terra, açafrão-da-índia, açafrão, açafroa, mangarataia e gengibre-dourado. Conhecida no mercado internacional como turmeric, a cúrcuma é também usada em produtos de perfumaria e têxteis.
A cúrcuma (Curcuma longa) é uma planta da família Zingiberaceae, mesma família do gengibre. Originária da Índia e do sudeste da Ásia, essa planta, muitas vezes, é confundida com a Crocus sativus, sendo conhecida também como açafrão ou açafrão verdadeiro.
A cúrcuma é uma planta medicinal usada tradicionalmente na medicina Ayurveda (medicina desenvolvida na Índia) há cerca de seis mil anos.
É recomendada para problemas como resfriados, sinusites, infecções bacterianas, alterações no fígado, diabete, lesões, anorexia e reumatismo.
Contraindicações no uso da cúrcuma
A cúrcuma é um produto que apresenta pouca toxicidade, não causando danos quando usada em doses de até 10 g/dia. Apesar de não causar grandes danos, o uso da cúrcuma aponta algumas contraindicações.
Pessoas que possuem úlceras gástricas ou que apresentam histórico do problema não devem fazer uso prolongado da cúrcuma.
Além disso, pessoas que apresentam sensibilidade ou alergia à curcumina, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação não devem usar a cúrcuma.
Como também pode induzir ao aborto, a cúrcuma não deve ser usada por grávidas. Seu uso também não é adequado para lactantes e crianças.
Além das contraindicações, é essencial ficar atento a interações medicamentosas. Por apresentar atividade anticoagulante, o uso da cúrcuma juntamente com anticoagulantes, por exemplo, pode levar a hemorragias.
Ela também apresenta interação com alguns anti-inflamatórios, imunossupressores e medicamentos, como irinotecán e cotrimoxazol.
Assim, é essencial sempre analisar os fármacos que estão sendo usados antes de usar a cúrcuma ou de qualquer outro medicamento. Essas informações podem ser vistas na bula dos remédios.
ATENÇÃO: Não use nenhum produto sem antes consultar um médico. Apesar de a cúrcuma ser natural, sua ingestão em quantidade inadequada pode causar danos à saúde e até mesmo prejudicar o tratamento de outras doenças.
Os BENEFÍCIOS dessa PLANTA vão te SURPREENDER! ORA-PRO-NOBIS