A CasaRosa e o Centro Diagnóstico Lucilo Ávila firmaram uma parceria de ação social para beneficiar 250 mulheres com exames para rastreamento e diagnóstico do câncer de mama.
Com nove anos de existência, a CasaRosa, localizada no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife, é uma instituição sem fins lucrativos, da Associação de Assistência às Mulheres com Câncer de Mama em Pernambuco.
A entidade faz o acolhimento a mulheres com câncer de mama e em situação de vulnerabilidade social. O Lucilo Ávila tem uma histórica parceria com a CasaRosa e, neste ano, ampliou o volume de doações.
A ação de 2023 para o Outubro Rosa envolve a realização de mamografias, biópsias de cortesia para mulheres com exames em que aparecem achados suspeitos de câncer e reforço para a campanha de doações para o bazar solidário.
Nos próximos dias, a CasaRosa anunciará como fará o cadastro e agendamento para as beneficiadas.
Por enquanto, a entidade aguarda a disponibilidade de novos parceiros e recursos para patrocínio de mais exames.
O objetivo da organização não governamental (ONG) é superar a meta de 500 exames, número que foi alcançado no ano passado.
O Centro Diagnóstico Lucilo Ávila doou 50 mamografias para serem entregues em vouchers diretamente para as mulheres cadastradas pela CasaRosa. Além disso, doou mais 200 mamografias com 70% de desconto sobre o valor cobrado usualmente. O saldo de 30% das mamografias será custeado por empresas parceiras, e os exames repassados às beneficiadas indicadas pela CasaRosa sem qualquer ônus para elas.
Algumas empresas, como a Rio Ave, Do Mestre, Copergás, Federal Petróleo e Maravilha Motos, já entraram em contato com a associação empenhando recursos para essa ação. A iniciativa visa atender a um número maior de mulheres na faixa acima de 40 anos, público-alvo da ONG, e faz parte da campanha de 2023 do Centro Diagnóstico intitulada Um passo à frente na sua saúde.
Outra novidade diz respeito a biópsias de cortesia para as mulheres que fizerem mamografia no Lucilo Ávila na campanha da CasaRosa e cujo exame indique achados de lesões suspeitas.
O Centro Diagnóstico Lucilo Ávila usará o sistema de inteligência artificial para apontar os casos mais urgentes, a fim de estabelecer uma ordem de atendimento conforme indicação.
"Além dessas doações, reafirmaremos nossa parceria, a tornaremos mais estreita com a CasaRosa, para que a diretoria e as mulheres contem com nosso apoio o ano inteiro, quando eventualmente precisarem de exames", disse a médica Mirella Ávila, diretora-médica do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila.
DOAÇÕES
Por sugestão da voluntária e ativista Juliana Sarubbo, o Lucilo Ávila vai engajar-se na campanha de doação e arrecadação, já realizada pela equipe de colaboradoras da CasaRosa com a promoção de bazares a cada dois meses.
Assim, durante todo este mês do Outubro Rosa, o Centro Diagnóstico vai instalar coletores de doações nas unidades distribuídas no Estado - Boa Vista, Pina, Piedade e Casa Forte.
Para esse tipo de ação, são bem-vindos acessórios, roupas e outros objetos em bom estado de uso, novos e seminovos, de crianças, mulheres e homens, que poderão ser vendidos nos bazares futuros e gerar renda para a ONG ajudar ainda mais as mulheres atendidas.
As mamografias doadas pela CasaRosa são direcionadas com prioridade para mulheres na faixa etária entre 40 e 50 anos, que não possuem cobertura de rastreamento mamográfico contínuo no Sistema Único de Saúde. No Brasil, cerca de 40% dos câncer de mama ocorrem em mulheres abaixo dos 50 anos.
Outras doações para a CasaRosa podem ser feitas por transferência bancária ou PIX para a Associação de Assistência às Mulheres com Câncer de Mama de Pernambuco. Chave PIX CNPJ 19.858.419/0001-07 - ou Banco Itaú (341) - Agência 1632 C/c 25388-4. Dúvidas pelo telefone 81 98176-6302.