INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Carnaval 2024: Taxa de testes positivos para sífilis cresce mais que o dobro no Recife

Testagem realizada durante o Carnaval da capital pernambucana aponta para 9,5% de taxa de positividade para sífilis. Indíce é mais que o dobro do que foi registrado no Carnaval de 2023 (4%) na cidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 14/02/2024 às 15:58
Notícia
X

Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) foram diagnosticadas em 142 pessoas no Carnaval do Recife, da abertura da festa na cidade (quinta-feira, 8) até a terça-feira (13). A reportagem do JC apurou os dados com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

As equipes de profissionais realizaram testagem rápida em 1.307 pessoas, segundo a Sesau. Do total, 125 foram reagentes para sífilis. Isso representa 9,5% de taxa de positividade para a doença. O indíce é mais que o dobro do que foi registrado no Carnaval de 2023 (4%) na cidade.

Esse recorte da capital pernambucana preocupa e só reforça como a sífilis realmente se tornou a doença que mais cresceu entre as ISTs - e propagada pelo comportamento sexual desprotegido. Infelizmente a sífilis reemergiu com força em todo o Brasil e se tornou a IST que mais se expandiu nos últimos anos.

PONTOS DE TESTAGEM

Durante os dias de folia, a Prefeitura do Recife disponibilizou à população aconselhamento e testagem rápida para o HIV, sífilis, hepatites B e C em três centros de testagem, localizados nos polos da Praça do Arsenal (Centro), Ibura (Zona Sul) e Várzea (Zona Oeste).

SÍFILIS, HIV E HEPATITES

A partir das 1.307 pessoas testadas, segundo a Sesau, foram detectados:

125 casos reagentes para sífilis
10 para HIV
4 para hepatite C
3 para hepatite B

ACONSELHAMENTO PARA CASOS POSITIVOS

"As pessoas que tiveram testes positivos receberam aconselhamento no próprio estande do teste rápido e foram orientadas a procurar o serviço de referência para seguimento no tratamento", informou, em nota, a Sesau.

Também foram distribuídos, durante o Carnaval do Recife, 1.375 autotestes para HIV. As pessoas foram orientadas sobre a forma de realizar adequadamente o autoteste e sobre a conduta que deve ser seguida se houver teste positivo. Nesse caso, orienta-se procurar osServiços de Atenção Especializada em HIV/Aids (SAE) da Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, Zona Oeste, e da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, Centro da cidade.

Rodrigo Nunes/Acervo MS
Foram detectados, 125 casos reagentes para sífilis; 10 para HIV; 4 para hepatite C e 3 para hepatite B - Rodrigo Nunes/Acervo MS

PROTEÇÃO MAIS EFICAZ

O uso da camisinha, em todas as relações sexuais, é o método mais eficaz para proteção contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio de contato sexual com uma pessoa que esteja infectada.

Atendimento, diagnóstico e tratamento das ISTs estão disponíveis na rede pública de saúde de forma gratuita

TIPOS DE IST'S MAIS COMUNS

Existem diversos tipos de IST. As mais conhecidas são:

  • HIV
  • Sífilis
  • Herpes genital
  • HPV
  • Gonorreia
  • Infecção por clamídia
  • Hepatites B e C
  • Infecção pelo HTLV
  • Tricomoníase

COMO AS IST'S SE MANIFESTAM?

As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) aparecem principalmente no órgão genital, mas também podem surgir em outras partes do corpo, como palma das mãos, olhos ou língua. Elas podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas.

Ao perceber qualquer sinal ou sintoma, deve-se procurar o serviço de saúde, independentemente de quando foi a última relação sexual.

DIAGNÓSTICO PRECOCE E TRATAMENTO

É importante que não haja automedicação e que o tratamento seja prescrito por um profissional de saúde habilitado.

Ressalta-se ainda a importância da realização de testes para diagnóstico precoce, principalmente se houver relação sexual desprotegida, pois algumas ISTs podem não apresentar sinais e sintomas.

Caso a pessoa apresente exposição sexual com risco de infecção, deve se informar sobre a profilaxia pós-exposição (PEP), que deve ser iniciada em até 72 horas.

Se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente, algumas infecções podem levar a graves complicações.

Também é de extrema relevância que as parcerias sexuais sejam alertadas sempre que uma IST for diagnosticada, para que também realizem o tratamento.

BALANÇO DA SAÚDE NO CARNAVAL DO RECIFE EM 2024

O esquema montado, pela Secretaria de Saúde do Recife, para atendimentos de urgência, serviços de prevenção contou com mais de 2 mil profissionais escalados, em regime de plantão, para garantir assistência aos foliões.

Desde a abertura do Carnaval deste ano, na quinta-feira (8), 352.899 atendimentos ou serviços foram prestados à população. Entre eles, estão dados dos Samu, maternidades, serviços de pronto atendimento (SPAs), inspeções das vigilância ambiental, sanitária e do trabalhador, aplicação de testes para detecção de infecções sexualmente transmissíveis, orientações e distribuição de materiais educativos.

"Tivemos um Carnaval que transcorreu dentro da normalidade, com toda a rede reforçada e em pleno funcionamento. Foram 15 viaturas a mais no Samu, entre ambulâncias e motolâncias, além de um posto a mais de atendimento pré-hospitalar, no Marco Zero. A prevenção foi presente nos polos, com equipes de redução de danos, ISTs, troca de materiais de vidro por recipientes de plástico e distribuição de água", destaca a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor