saúde

O que o colesterol alto pode causar no corpo? Confira!

Quando em excesso, o colesterol pode significativamente aumentar o risco de eventos cardiovasculares graves

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 16/03/2024 às 1:21
Notícia
X

O colesterol, uma forma de gordura presente em nosso organismo, desempenha papéis fundamentais na saúde, participando em processos como a formação de membranas celulares, a produção de ácidos biliares para a digestão e a síntese de vitaminas essenciais, como a vitamina D, e hormônios sexuais.

Entretanto, quando em excesso, o colesterol pode significativamente aumentar o risco de eventos cardiovasculares graves.

Tipos de Colesterol

O colesterol é transportado no sangue por meio de moléculas chamadas lipoproteínas, que são categorizadas em três tipos: LDL, HDL e VLDL.

HDL (Lipoproteína de Alta Densidade)

O HDL, conhecido como colesterol "bom", ajuda a manter os níveis de colesterol "ruim" controlados, proporcionando benefícios para a saúde cardiovascular.

LDL (Lipoproteína de Baixa Densidade)

O LDL, referido como colesterol "ruim", em níveis elevados pode depositar-se nas paredes das artérias e vasos sanguíneos, aumentando o risco de problemas como infarto e AVC.

VLDL (Lipoproteína de Muito Baixa Densidade)

O VLDL, considerado também prejudicial em níveis elevados, contribui para o aumento do risco de problemas cardiovasculares.

O que o colesterol alto causa no corpo?

O excesso de colesterol tende a acumular-se nas paredes das artérias e vasos sanguíneos, aumentando o risco de eventos cardiovasculares graves, como angina, infarto do miocárdio, AVC e danos aos vasos sanguíneos dos rins, membros e retina, podendo afetar a visão, a mobilidade e a função renal.

O que causa colesterol alto?

Diversos fatores podem contribuir para o colesterol alto:

  • Fatores genéticos: A herança familiar pode influenciar na produção de colesterol e no risco de colesterol elevado.
  • Obesidade: O excesso de peso corporal aumenta o risco de colesterol LDL elevado e HDL baixo.
  • Sedentarismo: A falta de atividade física pode reduzir os níveis de HDL.
  • Tabagismo: Além de reduzir o HDL, o tabagismo aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
  • Alimentação rica em gordura saturada: O consumo excessivo de gorduras saturadas e alimentos ultraprocessados pode levar ao aumento do colesterol e ganho de peso.

Fonte: Sérgio Franco

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor