CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Gripe: Pessoas com comorbidades e doença permanente já podem tomar vacina contra gripe no Recife

Mobilização tem a meta de imunizar 90% da população dos grupos prioritários e segue até 31 de maio de 2024

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 24/03/2024 às 12:27
Notícia
X

A prefeitura do Recife amplia a vacinação contra gripe (influenza) para pessoas com comorbidades e doença permanente (na faixa etária dos 6 aos 59 anos). A nova fase corresponde, respectivamente, a 47.553 e 79.710 pessoas.

Além desse público, trabalhadores de saúde, pessoas acima de 60 anos e crianças de seis meses a menores de seis anos, incluídas nas etapas anteriores da campanha, continuam aptas a receber o imunizante.

A mobilização tem a meta de imunizar 90% da população dos grupos prioritários e segue até 31 de maio de 2024.

"A gente agora abre a vacinação contra a influenza para as comorbidades, incluindo síndrome de Down, quem tem hipertensão, quem tem diabetes. São mais de 170 pontos de vacinação na cidade, incluindo pontos volantes, pontos fixos, exemplo de shoppings onde tem sala de vacinação", diz o prefeito do Recife, João Campos, durante visita ao 6º Encontro Fazendo Acontecer, evento de conscientização sobre a importância da inclusão social de pessoas com síndrome de Down, no Econúcleo do Parque da Jaqueira, na manhã do sábado (23). 

"A gente convida vocês a se vacinarem, porque é fundamental. Lembrando que a vacinação é uma estratégia coletiva, todo mundo precisa fazer para ter eficácia."

A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, ressalta que é fundamental comparecer às salas de vacinação para receber a imunização. "Lembramos que a influenza pode levar a complicações do quadro de saúde e até matar. Pessoas com comorbidades, doenças permanentes, crianças dentro da faixa autorizada, idosos e trabalhadores da saúde podem ir às salas e aos centros de vacinação", destaca Luciana. 

No total, são 170 salas (de segunda a sexta-feira) e cinco centros de vacinação (de domingo a domingo) da rede municipal, espalhados pelos oito distritos sanitários da cidade, com doses para prevenir a influenza.

Dentre o público de comorbidades, estão incluídas pessoas com doença respiratória crônica, cardiopatas, pessoas com disfunção renal e hepática crônica. Ainda neste grupo, destacam-se pessoas com trissomias, que passaram por transplantes, que convivem com obesidade grave, diabetes e doença neurológica crônica.

A vacina contra gripe é atualizada anualmente para garantir proteção contra as cepas mais recentes do vírus da gripe, sendo eficaz contra os tipos H3N2, H1N1 e influenza tipo B neste ano.

Todos os grupos elegíveis devem ser vacinados, exceto aqueles com doenças febris agudas, moderadas ou graves, e casos confirmados de covid-19, os quais devem adiar a vacinação até a recuperação.

"Estando bem de saúde, além da proteção contra influenza, a população pode tomar outras vacinas do calendário na mesma ida ao posto, ou seja, atualizando toda a caderneta", orienta Luciana Albuquerque.

Os sintomas da gripe são semelhantes aos de um resfriado comum, mas a doença pode ser grave em certos grupos de pessoas.

Por isso, é recomendado lavar as mãos regularmente e usar máscaras se estiver com sintomas respiratórios.

O esquema vacinal varia de acordo com a faixa etária, sendo uma dose única para a maioria dos grupos na fase inicial da campanha, e duas doses para crianças de 6 meses a menor de 6 anos, com intervalo de 30 dias para a primeira aplicação.

Para agilizar o processo de vacinação, é recomendado levar um documento de identificação (CPF), a carteira de vacinação e o cartão SUS (se disponíveis). Além disso, alguns grupos precisam apresentar documentos que comprovem a necessidade da imunização, como profissionais de saúde, que devem levar comprovantes laborais.

Os centros de vacinação contra gripe disponíveis são:

  • Shopping Recife (9h às 19h): Rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem
  • Shopping RioMar (9h às 19h): Av. República do Líbano, 251, Pina
  • Shopping Tacaruna (9h às 19h): Av. Governador Agamenon Magalhães, 153, Santo Amaro
  • Shopping Boa Vista (9h às 19h): Rua do Giriquiti, 48, Boa Vista
  • Centro de Saúde Ermírio de Moraes (8h às 18h): Av. 17 de Agosto, 2388, Casa Forte

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor