O Hospital Pelópidas Silveira (HPS), no Recife, promoveu uma ação que busca a humanização no atendimento aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o cinema na UTI.
A reprodução de audiovisuais tem o objetivo de proporcionar uma experiência cinematográfica, divertida e diferente para os pacientes internados.
Conforme a condição clínica dos pacientes, são promovidas sessões de cinema durante alguns dias da semana, visando o bem-estar e uma forma de garantir boas experiências durante o período de longa internação.
"Conseguir transformar a Unidade de Terapia Intensiva do hospital em salas de cinema é uma iniciativa muito valiosa para nós que apostamos no cuidado humanizado. Atividades terapêuticas, como o cinema, também servem como distração para o paciente, auxiliando, ainda mais, na adesão ao tratamento e redução do estresse", explica a diretora de Cuidados Interdisciplinares do HPS, Raphaela Muniz.
Para o coordenador da fisioterapeuta, Djacyr Viana, a utilização de recursos lúdicos durante a internação é fundamental.
"O cinema na UTI do HPS vem proporcionando bons momentos aos pacientes internados. Sabemos que o confinamento em uma UTI pode trazer diversos prejuízos mentais e cognitivos para os pacientes, por isso, a importância de momentos de desconexão com a hospitalização, proporcionando uma melhora clara no humor e na colaboração dos pacientes com seu próprio tratamento", comenta Djacyr.