Em celebração aos 25 anos da Lei dos Genéricos no Brasil, a Cimed, terceira maior farmacêutica do país em volume de vendas, reforça seu propósito de oferecer saúde e bem-estar de forma acessível aos brasileiros, tendo o genérico como carro-chefe do negócio.
Para marcar a data, a farmacêutica investirá R$ 5 milhões em uma campanha educativa nacional, com a finalidade de provocar a reflexão sobre os benefícios proporcionados por esse medicamento, além de desmistificar qualquer desqualificação relacionada à categoria. Em Pernambuco, o market share da Cimed nessa categoria é de 8%.
"Nessa campanha, vamos mostrar todos os processos e análises que garantem a qualidade do genérico da Cimed, que não perde para nenhum outro medicamento de referência. Temos laboratórios e fábricas de última geração, com profissionais capacitados, além de atender a todas as exigências da Anvisa para a produção dos medicamentos. O que existe em relação ao genérico no Brasil é um preconceito baseado na precificação menor do produto, que nada tem a ver com a qualidade", explica João Adibe Marques, CEO da Cimed.
Além da campanha, a Cimed lançará uma grande iniciativa de inclusão, com o lançamento de novas embalagens que facilitarão a leitura dos consumidores idosos ou com problemas de visão. A partir da próxima segunda-feira (20), todas as embalagens dos genéricos da Cimed terão letras maiores.
A companhia também está produzindo um conteúdo sobre medicamentos genéricos em parceria com a TV Globo, que será transmitido no programa Domingão com Huck neste domingo (19).
Com a campanha, a Cimed projeta faturar R$ 100 milhões em maio com a venda de aproximadamente 20 milhões de unidades – um aumento de 20% em comparação com a campanha lançada no mesmo período do ano passado. Ao longo de todo o ano, a projeção é de chegar ao faturamento de R$ 1 bilhão apenas nessa categoria.
A região Nordeste tem um grande peso para o negócio, com uma representatividade de 20%. Pernambuco representa 4% do faturamento de genéricos da farmacêutica. "Celebrar o Dia do Genérico levando informação para as pessoas é a melhor forma de combater o preconceito. Essa categoria é de grande importância para a Cimed, pois permite tangibilizar o nosso propósito de proporcionar acessibilidade em saúde e bem-estar para a população", completa Adibe.
A categoria tem sido cada vez mais bem recebida pelos consumidores. No ano passado, as vendas dos genéricos em todo o país aumentaram 11,4% na comparação com 2022, alcançando 2,3 bilhões de unidades comercializadas, ou R$ 26,3 bilhões.
Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos). A performance da Cimed se destacou no mesmo período, com um crescimento do portfólio de genéricos bem acima do mercado: 17,4% em valor e 10,5% em unidades.
Em Pernambuco, os genéricos cresceram 5,3% nas vendas em 2023, totalizando 106 milhões de unidades comercializadas entre janeiro e dezembro desse ano. As vendas do segmento movimentaram 1,1 bilhões de reais, representando um aumento de 9% em relação aos 12 meses de 2022. A performance da Cimed no estado se destaca com um crescimento no portfólio de genéricos bem acima do mercado: 17% em unidades.
Campeã na Venda de Genéricos
Líder em vendas no mercado participativo da categoria e presente em 98% das farmácias brasileiras, a Cimed é uma grande entusiasta dos medicamentos genéricos que, com preços mais baixos, contribuíram para aumentar o acesso da população à saúde.
Desde a sua adoção, em 1999, a expectativa de vida do brasileiro aumentou de 70,06 anos para 75,5 anos atualmente, segundo a pesquisa Censo 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Pela legislação, os genéricos devem ser comercializados com, no mínimo, um desconto de 35% em relação aos demais. Os preços menores já representam uma economia de cerca de R$ 300 bilhões para os brasileiros, de acordo com a PróGenéricos.
O forte desempenho da empresa neste segmento pode ser observado pelos resultados registrados no ano passado, quando o faturamento cresceu 5,4% na categoria. Nesse mesmo período, os genéricos representaram 38% da receita bruta ou 53% do volume de vendas da empresa. Foram mais de 200 milhões de unidades de genéricos comercializadas, um crescimento de 11% em relação ao ano anterior.
A Cimed também aumentou o investimento em mídia e em ações educacionais, como por exemplo, com o merchandising durante o programa Domingão com Huck, do apresentador Luciano Huck, na TV Globo. Dessa forma, as caixinhas amarelas da Cimed foram reconhecidas como uma das marcas mais lembradas de genéricos, segundo o reconhecimento Top of Mind, elaborado pela Folha, em 2023.
Sobre a Cimed
A Cimed é a terceira maior indústria farmacêutica do país em volume de vendas, com 45 anos de história, e um dos poucos grupos que permanece totalmente brasileiro e independente até hoje. É a indústria que mais cresce anualmente em comparação ao mercado.
Em 2022, a empresa registrou um crescimento de 23%, enquanto o mercado farmacêutico cresceu 14%. São mais de 600 produtos no catálogo e uma distribuição nacional para mais de 60 mil pontos de vendas atendidos diretamente, marcando presença em 90% das farmácias brasileiras.
Além disso, a Cimed é líder em segmentos de produtos como antigripais, vitaminas e medicamentos isentos de prescrição médica (MIP). Com sede administrativa em São Paulo, a empresa tem mais de 5 mil colaboradores em todo o país. Seu complexo fabril está localizado em Pouso Alegre (MG), e o centro de distribuição central e a gráfica da companhia em São Sebastião da Bela Vista (MG), além de contar com 24 centros de distribuição espalhados pelo país.
Atualmente, a empresa é uma das maiores apoiadoras do esporte nacional, patrocinando a Seleção Brasileira de Futebol. Recentemente, lançou a linha Carmed Fini, que foi um verdadeiro sucesso nas redes sociais e gerou uma grande repercussão. O produto esgotou nas farmácias e superou o faturamento de R$ 40 milhões.