PROTEÇÃO À INFÂNCIA

Entrega voluntária de bebê para adoção não é crime. TJPE explica o que fazer

Em menos de 20 dias, dois casos de recém-nascidos abandonados foram registrados no Grande Recife. Polícia está investigando os crimes

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 08/12/2022 às 8:00 | Atualizado em 09/12/2022 às 9:48
CORTESIA
Pescadores encontraram bebê dentro da mochila jogada no rio em São Lourenço da Mata - FOTO: CORTESIA
Leitura:

Dois casos de recém-nascidos abandonados foram registrados em municípios do Grande Recife em menos de 20 dias. Uma bebê numa mochila foi jogada no Rio Capibaribe, em São Lourenço da Mata, em 17 de novembro. Outra, enrolada no lençol, foi deixada no banheiro de um shopping em Jaboatão dos Guararapes, em 3 de dezembro Felizmente, ambas foram resgatadas e estão sob cuidados. Mas a Polícia Civil investiga quem foram os responsáveis por esses crimes de abandono.

Para tentar evitar que casos como esses se repitam, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) reforça: a entrega voluntária para adoção não é crime. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante às mulheres o direito de reportarem-se à Justiça para formalizar o interesse de aderir à entrega voluntária. Elas contam, inclusive, com a garantia do sigilo em torno do ato. 

No TJPE há dois programas que orientam e acolhem as mulheres gestantes ou no pós-parto que decidem pela entrega voluntária dos filhos. 

O Programa Mãe Legal foi implementado, em 2009, pelo juiz Élio Braz, da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife. Dois anos depois, surgiu o Programa Acolher, que é semelhante, mas com foco em outras comarcas de Pernambuco.

Desde a sua fundação, até este ano, o Mãe Legal já atendeu 378 mulheres no Recife. O Programa Acolher atendeu 157. 

"É um direito de toda mulher e está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. E não consiste em um direito apenas da mulher, de não exercer a maternagem, mas também da criança em ter uma família de fato, com condições e motivações para exercer a maternagem e a paternagem”, afirmou a coordenadora da Infância e Juventude do TJPE, juíza Hélia Viegas.

COMO FAZER A ENTREGA VOLUNTÁRIA DO BEBÊ?

As mulheres que desejam entregar seus filhos para adoção podem procurar espontaneamente as Varas com competência em Infância e Juventude de sua cidade ou devem ser encaminhadas ao Poder Judiciário local pelos profissionais da rede de proteção de seus municípios.

A rede de proteção envolve instituições parceiras, como o Ministério Público de Pernambuco, a Defensoria Pública de Pernambuco, além de maternidades públicas e privadas, instituições de acolhimento e Conselhos Tutelares.

"A criança que é entregue para adoção de forma legal, através da Justiça, tem garantido o direito à proteção e ao cuidado. Além disso, a sua história de origem é preservada e, o mais importante: o seu direito de se tornar filho de alguém que deseja ser mãe ou pai através da adoção", pontuou a coordenadora do Programa Mãe Legal, a psicóloga Ana Cláudia Souza.

Quem está na capital pernambucana, pode ir diretamente ao endereço: Rua João Fernandes Vieira, nº 405, 2º andar, bairro da Boa vista. Os telefones para contato são: (81) 31815904 / 31815962.

No site do TJPE há mais informações sobre os programas. 

ALTA MÉDICA

A bebê que foi encontrada no shopping em Jaboatão recebeu alta do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) na última quarta-feira. Nenhum parente procurou a recém-nascida enquanto ela esteve na unidade de saúde.

O Conselho Tutelar municipal informou que ela foi encaminhada para uma instituição de acolhimento, onde permanecerá até que seja adotada. O processo segue os trâmites previstos no Cadastro Nacional de Adoção.

Comentários

Últimas notícias