ROUBO DE VEÍCULOS

Com recorde, Pernambuco tem média de 30 roubos de veículos por dia; Veja dicas de segurança

Estado registrou aumento de roubos de veículos pelo 19º mês consecutivo. Novembro também foi o mês com recorde de casos de 2022

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 19/12/2022 às 10:11 | Atualizado em 28/12/2022 às 18:03
Guga Matos/JC Imagem
Motoristas precisam redobrar atenção pelas ruas para evitar roubos. Polícia investiga quadrilhas especializadas nessa modalidade criminosa - FOTO: Guga Matos/JC Imagem

Os motoristas precisam redobrar a atenção pelas ruas. Pelo 19º mês consecutivo, Pernambuco registrou aumento no número de roubo de veículos. Além disso, em novembro, 971 boletins de ocorrência foram somados nas delegacias do Estado - um recorde entre todos os meses de 2022. Os dados são da Secretaria de Defesa Social (SDS). 

Em novembro de 2021, a polícia registrou 824 queixas de roubos de veículos. Isso significa que houve crescimento de 17,83% no número desse tipo de crime no mês passado.  

No acumulado de 1º de janeiro a 30 de novembro de 2022, o número de roubos de veículos em Pernambuco chegou a 10.106. Já no mesmo período de 2021, foram 8.779 queixas. O aumento foi de 15,11%. Em média, 30 queixas foram registradas por dia neste ano. 

Do total de registros, 24% foram na capital pernambucana. Foram 2.443 queixas de roubos de veículos só no Recife.

O município de Caruaru, no Agreste, apareceu em 2º lugar no ranking. Ao todo, 738 ocorrências (7,3% do total no Estado). 

INVESTIGAÇÕES DE ROUBO DE VEÍCULOS

Em recente entrevista à Coluna Segurança, o delegado Diego Acioli, titular da Delegacia de Repressão aos Roubos e Furtos de Veículos, falou sobre o trabalho que vem sendo realizado pela polícia para desarticular as organizações criminosas.

"A gente conseguiu detectar que o grande foco nessa modalidade de crime é a Mata Norte do Estado. Temos criminosos que praticam atos na capital e Região Metropolitana e, através da BR-408, eles conseguem fugir para a Mata Norte. Na região, os veículos são, muitas vezes, desmontados, adulterados e mandados para fora do Estado", disse.

"Existe uma dificuldade muito grande quando esses veículos são levados para outros Estados. Por isso, nós contamos com apoio de outras unidades, através de trocas de informações e diligências em conjunto. Há também o apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal)", completou.

O delegado disse ainda que os ferros-velhos também estão recebendo atenção da polícia, porque as peças dos veículos roubados são vendidas para os proprietários desses estabelecimentos.

A polícia reforçou que as vítimas que tiverem os carros roubados devem ligar imediatamente para o número 190. E, na sequência, procurar a delegacia para registrar a queixa.

VEJA DICAS AOS MOTORISTAS PARA EVITAR ROUBOS

No site oficial da Polícia Civil de Pernambuco, há dicas de segurança contra várias modalidades de crimes. Confira algumas orientações aos motoristas para evitar os roubos de veículos: 

1 - Antes de sair de casa, dê uma olhada na rua, veja o movimento, só saia se estiver seguro;

2 - Ao chegar em casa, verifique se não existem pessoas suspeitas lhe aguardando. De preferência de uma volta no quarteirão antes de parar o carro. Se tiver alguém em casa, peça pelo celular para que abram o portão, assim você passa menos tempo para estacionar o carro;

3 - Antes de estacionar, sempre faça um breve levantamento (reconhecimento) do local;

4 - Ao estacionar ou parar em cruzamentos, principalmente à noite, observe a presença de pessoas suspeitas nas proximidades;

5 - Em semáforos, faça uso dos espelhos retrovisores e observe pessoas e movimentos suspeitos. Procure manter o veículo engatado na primeira marcha e mantenha a distância do veículo da frente, para facilitar uma arrancada rápida em casos de emergência;

6 - Procure parar nas pistas do centro e da direita. Normalmente, em semáforos, os veículos que estão na pista da esquerda são os mais visados pelos assaltantes;

7 - Se possível, transite com os vidros fechados e com as portas trancadas;

8 - Nunca deixe objetos expostos que atraiam a atenção do ladrão (bolsas, carteiras, malas, sacolas de compras, casacos finos, pacotes de presentes, etc.).

 

Comentários

Últimas notícias