As forças de segurança de Pernambuco contam agora com novos comandantes. Ao longo desta quinta-feira (05), ocorreram as cerimônias de passagem do comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar, do comando-geral da Polícia Militar e da chefia da Polícia Civil.
A governadora Raquel Lyra e a vice, Priscila Krause, estiveram presentes. A nova secretária de Defesa Social, a delegada federal Carla Patrícia Cintra, também participou das solenidades.
Pela manhã, a cerimônia foi dedicada ao coronel Luciano Alves Bezerra da Fonseca, que assumiu o Corpo de Bombeiros Militar no lugar do coronel Rogério Coutinho, que esteve à frente da corporação nos últimos três anos.
“Trago a experiência de atuar no Sertão do Estado, visando novas ações que possam minimizar possibilidades de ocorrência de desastres, sempre trabalhando no combate a perda de vidas humanas”, disse.
O coronel é graduado em administração, com especialização em Emergências e Desastres e atuou no Grupamento de Bombeiros de Petrolina.
A cerimônia foi realizada na sede do Corpo de Bombeiros, no bairro da Boa Vista, área central do Recife.
À tarde, a solenidade aconteceu no Quartel-Geral da Polícia Militar de Pernambuco, no bairro do Derby. O coronel Tibério César Santos assumiu o comando da corporação, substituindo o coronel José Roberto de Santana - que estava no cargo desde junho de 2021.
Com 30 anos de carreira militar, Tibério atuou na Diretoria-Geral de Administração da PM, no subcomando da Diretoria Integrada do Interior 2, na Diretoria de Apoio Administrativo ao Sistema de Saúde, entre outros cargos.
No final da tarde, a delegada Simone Aguiar assumiu oficialmente a chefia da Polícia Civil de Pernambuco. A solenidade foi na própria sede da corporação, no bairro da Boa Vista.
Simone será a segunda mulher a comandar a Polícia Civil no Estado. Ela substitui o delegado Neemias Falcão, que estava no cargo desde abril de 2020.
A escolha da delegada para assumir a chefia da corporação foi bastante celebrada. Policiais civis que já trabalharam com a delegada destacaram que, além de muito competente, ela é acessível e tem contante preocupação com os profissionais.
Simone Aguiar é delegada desde 2008. Em 2010, ela passou a atuar na área de inteligência policial.
Teve ainda passagens pela Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), Núcleo de Inteligência do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa e Diretoria de Inteligência da PCPE (Dintel), cargo que ocupa desde 2017. Ela é ainda instrutora do curso de Inteligência de Segurança Pública da SDS.