Após dois anos sem Carnaval por causa da pandemia da covid-19, a expectativa é grande entre os foliões. Em Pernambuco, principalmente nos municípios do Recife e de Olinda, as prévias e ensaios para o Carnaval 2023 estão acontecendo em todos os finais de semana.
Oficialmente, faltam 30 dias para a abertura oficial da festa de Momo. Mas o número de prévias pelas ruas e espaços privados aumenta a cada semana. Uma preocupação de quem gosta da folia é quanto à segurança. Furtos e brigas generalizadas foram registrados no dia 8 de janeiro em algumas ruas de Olinda.
Assim como nos anos anteriores, a Secretaria de Defesa Social (SDS) solicita que os organizadores de prévias e eventos nos dias de Carnaval solicitem, por meio de formulário, o reforço de policiamento.
Mas é importante, tanto para o responsável quanto para o folião, observar os horários máximos em que haverá policiais nesses locais para evitar a violência.
Segundo a SDS, os blocos e agremiações que saírem às ruas no período pré-carnavalesco, definido entre os dias 02 de janeiro e 16 de fevereiro, poderão contar com policiamento no horário das 10h à 0h.
Já no período oficial do Carnaval, entre os dias 17 e 22 de fevereiro, o horário é ampliado: 8h às 2h.
No período pós-folia, quando alguns blocos ainda se apresentam, o policiamento será disponibilizado das 10h à 0h.
Representantes de entidades públicas, privadas e agremiações que tenham interesse em solicitar atividades de Segurança Pública para seus eventos nos períodos do Pré-Carnaval, Carnaval e Pós-Carnaval de 2023 terão até o dia 31 de janeiro para enviarem solicitação à SDS. O endereço eletrônico é: https://eventos.sds.pe.gov.br/
Os pedidos estão sendo analisados em ordem cronológica de recebimento dos protocolos. Serão considerados fatores como histórico consolidado do evento no calendário turístico do Estado; concentração de público; gratuidade; realização em espaços públicos; e os índices de ocorrências em anos anteriores.