RISCO DE ATAQUE DE TUBARÃO

TUBARÃO: Banhista que se recusa a sair de área de risco no mar pode ser detido em Pernambuco

Novo incidente com tubarão reforça a importância do cumprimento do decreto estadual, que está em vigor desde 2014

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 22/02/2023 às 11:46
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Trecho da Praia de Piedade interditado para banho de mar - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

O incidente com o surfista André Sthwart Luiz Gomes da Silva, de 32 anos, que foi mordido por um tubarão na última segunda-feira (20), na Praia dos Milagres, em Olinda, é mais um alerta para os riscos de ataques no litoral pernambucano. Muitos banhistas e surfistas continuam pouco atentos e desrespeitando as orientações das placas de sinalização. 

Sem a consciência de parte das pessoas, o governo do Estado precisa fazer valer o decreto estadual que prevê a detenção para os banhistas que se recusam a sair do mar nos trechos mais vulneráveis. 

Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), o decreto atualizado em 2014 determina a proibição de práticas "de esportes aquáticos de mergulho, natação, atividades náuticas e aquáticas similares”. Também permanecem proibidos o surfe e o body boarding. 

Quem não atender ao pedido do efetivo do Corpo de Bombeiros, por exemplo, pode ser detido e encaminhado à delegacia. Lá, assinará um TCO (termo circunstanciado de ocorrência) pelos crimes de desobediência, desacato ou resistência. A detenção caberá à Polícia Militar.

Ainda haverá a apreensão de pranchas, embarcações miúdas e outros equipamentos usados para a prática das atividades proibidas. 

Um problema é que há um déficit no efetivo do Corpo de Bombeiros, o que impede que todo o litoral pernambucano receba atenção para evitar que os banhistas entrem no mar nos trechos mais perigosos. Mas as placas deixam claro que há risco.  

Desde julho de 2021, após dois incidentes com tubarão, um trecho de 2,2 quilômetros da Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, foi interditado para banho de mar. Lá, guardas municipais ajudam na fiscalização.

ESTATÍSTICAS DE INCIDENTES COM TUBARÃO EM PERNAMBUCO

O incidente registrado na segunda-feira é a 75ª ocorrência com tubarão no litoral de Pernambuco desde 1992, segundo dados do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit).

Só na Praia Del Chifre, que fica ao lado da dos Milagres, houve quatro vítimas, das quais três sobreviveram e uma não resistiu. Nesta praia, o último caso aconteceu em 31 de março de 2015, quando um sufista foi atingido na coxa esquerda.

VEJA VÍDEO DO INCIDENTE COM TUBARÃO EM OLINDA

O surfista está internado no Hospital da Restauração, no Recife, onde passou por cirurgia na perna mordida. O estado de saúde dele é considerado estável. 

Últimas notícias