O tradicional balanço com os números de ocorrências policiais ao longo dos dias oficiais do Carnaval 2023 em Pernambuco só será divulgado no dia 15 de março. A decisão da Secretaria de Defesa Social (SDS) foi informada nesta quarta-feira (22).
"Informamos que os dados de segurança pública referentes ao mês de fevereiro, incluindo os relacionados ao período carnavalesco, serão divulgados no 15º dia do mês seguinte, conforme o calendário oficial de divulgação da SDS", disse, em nota, a assessoria.
Em 2020, antes da pandemia da covid-19, a SDS divulgou os números da violência no Carnaval já na Quarta-feira de Cinzas.
Na ocasião, a pasta anunciou que 34 homicídios haviam sido somados entre a 0h do Sábado de Zé Pereira e a meia-noite da terça-feira de Carnaval - 45% de redução em relação mesmo período de 2019, quando 62 pessoas foram assassinadas.
O crime foi na Rua Doutor Arsênio Tavares. De acordo com a polícia, a mulher foi atingida no braço e na barriga. Ainda não se sabe de onde partiu o tiro e quem foi o autor do disparo.
Logo após ser baleada, a mulher foi socorrida e encaminhada ao Hospital Getúlio Vargas, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife.
O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
"As investigações foram iniciadas, e seguem até elucidação dos fatos", disse, em nota, a Polícia Civil.
A última noite de Carnaval também foi marcada por arrastões e brigas generalizadas no Marco Zero do Recife - principalmente durante a apresentação do cantor João Gomes.
Vídeos publicados nas redes sociais mostraram as cenas de violência. Muitos relatos também detalharam as confusões.
Em nota, a Polícia Militar de Pernambuco disse que não prendeu nenhum suspeito.
Em nota, a corporação informou que "em todos os indícios de confusões que foram registrados no entorno do evento e dentro do foco, houve intervenção imediata do efetivo lançado e a situação foi controlada".
Cerca de 400 policiais militas foram lançados no local. "Informamos que não houve detenções, apenas abordagens e intervenções", disse a PM.
Na manhã da segunda-feira (20) de Carnaval, um assalto a mão armada foi registrado nas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda.
O caso aconteceu por volta das 10h na Rua Henrique Dias, no Varadouro, paralela à Rua de São Bento, onde fica a Prefeitura de Olinda. Câmeras de segurança filmaram o momento do crime.
VEJA VÍDEO:
O vídeo mostra um grupo de foliões passando pela rua e, segundos depois, três criminosos se aproximando de dois homens, correndo.
Um deles saca uma arma e rende um homem, que a princípio resiste ao assalto. Ele entrega a bolsa ao ser agredido com socos e levado ao chão.
Segundo a PM, quatro suspeitos foram presos.
O show da banda Gilsons no Pólo Várzea, na Zona Oeste do Recife, foi interrompido e encerrado antes do previsto na madrugada da segunda-feira (20). Ainda no palco, os artistas afirmaram que o fim da apresentação foi determinado pela Polícia Militar.
Momentos antes, uma confusão aconteceu na plateia. A briga foi provocada após um furto, segundo testemunhas. A banda voltou a tocar, mas os policiais subiram ao palco e o show foi encerrado.