No primeiro fim de semana com seis delegacias especializadas de Atendimento à Mulher funcionando 24 horas, 93 vítimas de violência procuraram ajuda da polícia para registrar queixas contra seus agressores. O número demonstra a importância de as unidades policiais estarem abertas ininterruptamente para acolher as mulheres.
Até então, apenas a Delegacia da Mulher localizada no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, funcionava 24h. Com o decreto assinado pela governadora Raquel Lyra na última sexta-feira (3), outras cinco unidades especializadas também passaram a registrar as queixas de violência todos os dias.
As delegacias estão localizadas em Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes (no Grande Recife), Petrolina (no Sertão) e Caruaru (no Agreste). (Veja endereços mais abaixo)
A demanda para o funcionamento 24h das delegacias da Mulher era antiga. Afinal, à noite e nos fins de semana, as vítimas estão mais propícias a sofrer violência porque estão com seus agressores dentro de casa.
"A ampliação no funcionamento é um reforço na segurança da mulher, já que o período da noite e nos fins de semana são os momentos em que mais ocorrem os casos de violência", disse, em nota, a Polícia Civil de Pernambuco.
NOVE DELEGACIAS DA MULHER AINDA NÃO FUNCIONAM NOS FINS DE SEMANA
Atualmente, Pernambuco conta com 15 delegacias especializadas de Atendimento à Mulher. Nove unidades policiais ainda continuam funcionando apenas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
As delegacias estão localizadas nos seguintes municípios: Surubim, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Afogados da Ingazeira, Palmares, Arcoverde e Salgueiro.
NOVAS VIATURAS PARA COMBATER VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Além da ampliação dos horários de 5 delegacias, o governo de Pernambuco anunciou que 12 viaturas para a Patrulha Maria da Penha foram obtidas para fortalecer o patrulhamento preventivo, a investigação policial e o acompanhamento de medidas protetivas de urgência no combate à violência contra a mulher.
As viaturas foram obtidas junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de doação da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Os veículos irão reforçar o trabalho em oito cidades: Recife, Olinda e Cabo de Santo Agostinho (RMR); Goiana e Vitória de Santo Antão (Zona da Mata); Caruaru e Gravatá (Agreste); e Araripina (Sertão).
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM PERNAMBUCO
No ano de 2022, a polícia somou 43.553 queixas de violência doméstica em Pernambuco. Somente no Recife, o número de denúncias chegou a 9.238.
Já no ano de 2021, foram registradas 41.203 mulheres procuraram a polícia para registrar as queixas no Estado. Na capital, foram 9.448.
Isso significa que houve 5,7% de aumento nas denúncias no Estado em 2022.
A polícia reforça que as mulheres vítimas de qualquer tipo de violência doméstica devem registrar queixa para que investigações sejam iniciadas e para que os agressões sejam punidos.
No ano passado, 72 mulheres foram vítimas de feminicídio. O número foi menor do que em 2021, quando 87 casos foram somados pela polícia.
Apesar da redução no acumulado do ano, o mês de dezembro é um alerta para a violência contra a mulher. Ao todo,oito casos de feminicídio foram registrados. Dois a mais do que em dezembro de 2021.
COMO PEDIR AJUDA
Para denúncias e informações, a Ouvidoria Estadual da Mulher atende gratuitamente pelo telefone 0800-281-8187. Em caso de emergência policial, a orientação é ligar para o 190.
Qualquer pessoa, como um vizinho, por exemplo, pode entrar em contato com a polícia caso perceba algum ato de violência.
Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM)
- Recife (1° DEAM)
Praça do Campo Santo, s/n, Santo Amato - Recife
Tel. (81) 3184.3352
- Jaboatão dos Guararapes (2° DEAM)
Estrada da Batalha, s/n, Prazeres - Jaboatão dos Guararapes
Tel. (81) 3184-3445
- Petrolina (3° DEAM)
Rua Castro Alves, 57, Centro - Petrolina
Tel. (87) 3866-6625
- Caruaru (4° DEAM)
Av. Portugal, n° 155, Universitário - Caruaru
(81) 3719-9106
- Paulista (5° DEAM)
Rua do Cajueiro, s/n, Praça Frederico Lundgren, Centro - Paulista
(81) 3184-7072
- Olinda
Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 2405, Casa Caiada - Olinda