O número de assaltos a ônibus explodiu na Região Metropolitana do Recife (RMR) no último mês de fevereiro. De acordo com dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), 64 ocorrências foram registradas. No mesmo período do ano passado, foram 36. O aumento foi de 77,7%.
O crescimento dos roubos a ônibus chama a atenção. E não dá para culpar o Carnaval. Nos quatro dias oficiais de folia, 13 assaltos foram registrados nos coletivos. As outras 51 ocorrências foram contabilizadas nos outros dias do mês de fevereiro. Ainda assim, o número é bem maior do que o registrado no mesmo período de 2022.
Além disso, fevereiro de 2023 foi o mês com maior número de roubos a ônibus desde abril de 2021. Naquele mês, 69 ocorrências foram somadas pela polícia.
Em nota, a SDS afirmou que, avaliando juntos os dois primeiros meses deste ano, ocorreram 92 assaltos a coletivos na RMR.
"É o segundo menor índices dos últimos nove anos, atrás apenas de 2022, quando foram registradas 90 ocorrências do tipo na RMR nesses dois meses", disse a pasta.
"Mas ressaltamos que se tratam de momentos muito distintos: enquanto em 2023 tivemos um período de grande circulação no transporte público, durante as prévias e os dias de Carnaval, o ano de 2022 não teve a festividade devido à pandemia. Mesmo assim, 2023 registrou somente dois casos a mais de investidas contra coletivos do que 2022", completou a SDS.
VEJA LISTA DOS MUNICÍPIOS COM MAIOR NÚMERO DE ROUBOS A ÔNIBUS EM FEVEREIRO DE 2023
Recife - 32
Olinda - 10
Paulista - 9
Cabo de Santo Agostinho - 5
Jaboatão dos Guararapes - 4
Abreu e Lima - 3
São Lourenço da Mata - 1
ROUBOS, EM GERAL, CRESCERAM EM TODO O ESTADO EM FEVEREIRO
O aumento de plantões extras para garantir mais policiais militares nas ruas não foi suficiente para diminuir o número de roubos em Pernambuco. Segundo dados da SDS, 4.274 ocorrências (somando todas as modalidades do crime) foram registradas no último mês de fevereiro. Um crescimento de 13,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 3.369 roubos foram somados pela polícia.
Em média, 152 ocorrências foram registradas nas delegacias do Estado no último mês. Chama atenção também que o mês de fevereiro, com 28 dias, apresentou mais roubos do o mês anterior, com 31 dias. Em janeiro, a polícia somou 4.220 queixas.
O aumento, inclusive, não tem relação com os dias oficiais de Carnaval, que, segundo o governo estadual, tiveram redução de 50% em relação a 2020 (último ano de folia, antes da pandemia da covid-19).
GRANDE RECIFE IMPULSIONOU AUMENTO DE ROUBOS
Analisando as estatísticas por região do Estado, observa-se que, em fevereiro, houve uma explosão de casos de roubos no Recife e na Região Metropolitana, enquanto houve redução na Zona da Mata, Agreste e Sertão.
Na capital pernambucana, 1.773 queixas foram somadas no mês passado. Já no mesmo período de 2022, foram 1.330.
Na Região Metropolitana (sem incluir a capital), 1.395 roubos foram registrados nas delegacias em fevereiro. No mesmo período do ano passado, foram 1.167.
No Agreste, 644 ocorrências foram somadas pela polícia no mês passado. Noventa a menos, se comparado com fevereiro de 2022.
Na Zona da Mata, também houve redução. No último mês, 299 roubos foram registrados. Foram 25 a menos do que no mesmo período do ano passado.
Já na região do Sertão, a polícia somou 163 roubos em fevereiro - 51 casos a menos do que no mesmo período de 2022.
Comentários