VIOLÊNCIA NO GRANDE RECIFE

Mulher é agredida, arrastada e roubada em Jaboatão dos Guararapes; Veja imagens

Uma das avenidas principais do bairro de Piedade voltou a ser cenário de violência e de sinônimo para a falta de policiamento

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 23/05/2023 às 18:31 | Atualizado em 23/05/2023 às 18:42
REPRODUÇÃO
Mulher é agredida e assaltada em Piedade, Jaboatão dos Guararapes - FOTO: REPRODUÇÃO

Menos de dez dias após uma ciclista ser agredida e roubada, outro caso de assalto com violência foi registrado no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Desta vez, a vítima foi uma diarista de 57 anos, que foi derrubada e arrastada em uma parada de ônibus.

O caso aconteceu na tarde do último domingo (21), mas somente nesta terça-feira (23) foi confirmado pela Polícia Civil de Pernambuco. A vítima, cujo nome será mantido sob sigilo, havia largado do trabalho e estava em uma parada de ônibus, na Avenida Bernardo Vieira de Melo, no momento em que sofreu a abordagem violenta. A ação foi filmada por uma câmera de segurança. VEJA:


A diarista teria se recusado a entregar os pertences e, por isso, foi arrastada por cerca de cinco metros. Depois foi agredida com chutes e pontapés. 

"Foi instaurado inquérito policial para apurar todos os fatos, identificar e localizar o autor do crime. As diligências já foram iniciadas e estão sob o comando da Delegacia de Piedade", informou, em nota, a Polícia Civil. 

INSEGURANÇA EM PIEDADE 

Pessoas que moram próximo à Avenida Bernardo Vieira de Melo reclamam da falta de policiamento e dos constantes assaltos. 

No dia 13 de maio, uma ciclista de 27 anos foi agredida e teve a bicicleta roubada na orla de Piedade, bem perto da avenida

Testemunhas contaram que a vítima teria se negado a entregar a bicicleta e acabou sendo derrubada e atingida a facadas nas costas e no abdômen pelo criminoso. Ferida, a mulher saiu cambaleando para pedir ajuda a outras pessoas que passam pela orla.

O assaltante saiu tranquilamente e, ainda na orla, roubou uma pedestre e fugiu. Ele segue foragido. 

VEJA VÍDEO DO ASSALTO:

Em entrevista à TV Jornal, nesta terça-feira (23), o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, coronel Alex Francisco da Silva, lamentou o assalto contra a diarista ocorrido no último domingo. Prometeu ainda reforço de policiamento para evitar novos casos.

"Após essa informação, a gente está reforçando. Porque onde quer que a ordem pública esteja sendo rompida, a Polícia Militar tem obrigação de cessar esse rompimento da ordem", disse. 

ROUBOS CRESCERAM EM PERNAMBUCO

Os roubos em Pernambuco cresceram em 2023. Somente em abril, 4.621 boletins de ocorrência foram registrados. É a maior quantidade em um único mês desde janeiro de 2021.

As estatísticas são da Secretaria de Defesa Social (SDS). No acumulado do ano, a polícia já somou 17.817 roubos entre 1º de janeiro e 30 de abril. No mesmo período do ano passado, foram 17.299 casos. O aumento foi de 2,9%.

Se comparados os dados apenas de abril, a variação foi de 3,1%. Isso porque no mesmo período de 2022 o número de roubos registrados pela polícia foi 4.479.

Além disso, 9.996 celulares foram roubados no Estado apenas no primeiro quadrimestre deste ano. No mesmo período de 2022, foram 9.336. No total, foram 660 aparelhos a mais.

A elevação dos registros dessa modalidade criminosa reforça que a Operação Pernambuco Seguro, anunciada em 12 de janeiro deste ano, não surtiu o efeito esperado pela gestão Raquel Lyra.

O projeto previa o lançamento diário de 1,1 mil policiais militares a mais nas ruas, sendo 500 na Região Metropolitana do Recife e 600 nos municípios do interior. Para ser possível esse número, mais PMs passaram a ser escalados, em dias de folga, para os plantões extras.

Para se ter uma ideia, em todos os meses deste ano houve aumento de roubos no Recife. Só em abril, 1.893 boletins de ocorrência foram somados pela polícia. No mesmo período de 2022, foram 1.596, ou seja, quase 300 a menos.

QUEIXAS POR ROUBO NÃO PODEM MAIS SER REGISTRADAS PELA INTERNET

As vítimas de roubo em Pernambuco não podem mais registrar queixa pela internet, no site da Secretaria de Defesa Social (SDS).

Sem qualquer aviso prévio ou campanha informativa à população, foram retirados do site da Delegacia Interativa (sds.pe.gov.br) os seguintes campos: "roubo a transeunte"; "roubo a em residências"; "roubo em estabelecimentos comerciais ou de serviços"; "roubos a outras instituições financeiras"; "outros roubos".

Apenas o campo de roubo a bancos permanece disponível. 

É necessário ir até uma delegacia para registrar o boletim de ocorrência. Procurada pelo JC, a Polícia Civil alegou que a medida foi adotada porque, muitas vezes, as queixas on-line tinham poucas informações e dificultavam o andamento da investigação. 

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias