CRIMINALIDADE

Após prisão, polícia confirma aumento de queixas de falsos pipoqueiros abordando motoristas no Recife

Há registros de abordagens violentas nos bairros do Espinheiro e Afogados e na Avenida Agamenon Magalhães

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 05/01/2024 às 13:46 | Atualizado em 05/01/2024 às 14:39
Notícia
X

A polícia conseguiu prender o homem de 27 anos que foi filmado assaltando uma motorista no Viaduto José de Barros Lima (Capitão Temudo), na Ilha de Joana Bezerra, área central do Recife, em dezembro de 2023. O suspeito, cujo nome não foi revelado, foi capturado na Avenida Sul, perto do local do assalto, nessa quinta-feira (4). Apesar das provas, ele não confessou o crime. 

Em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (5), o delegado Mário Melo, responsável pelas investigações, revelou que a polícia vem observando um aumento nos casos de criminosos que se passam por pipoqueiros para abordar motoristas no trânsito no Recife. 

"Tratam-se de criminosos que simulam vender pipoca para não chamar a atenção da polícia. Desde o final de novembro, os casos cresceram, principalmente na Avenida Agamenon Magalhães. Há também casos no bairro de Afogados. As mulheres são as principais vítimas dessas ações criminosas", afirmou o delegado. 

Segundo ele, o suspeito preso já vinha sendo investigado por causa de um assalto ocorrido em 27 de novembro do mesmo ano, no cruzamento da Rua do Espinheiro com a Rua 48, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife. Na ocasião, ele se passou por pipoqueiro. 

REPRODUÇÃO
Suspeito abordou motorista no cruzamento da Rua do Espinheiro com a Rua 48, em novembro - REPRODUÇÃO

"Ele usou um simulacro de arma para abordar uma motorista. A câmera de um prédio filmou o assalto e ajudou a polícia a identificá-lo", contou.

A mulher de 54 anos, vítima da abordagem ocorrida no Espinheiro, relatou à polícia que o criminosos levou um celular avaliado em R$ 4,8 mil, além de duas alianças (uma com valor de R$ 4 mil e outra de 6 mil). 

TECNOLOGIA IDENTIFICOU SUSPEITO

As imagens da câmera de segurança foram encaminhadas ao Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), que conseguiu identificar o suspeito graças à tecnologia.

"Transformamos as imagens em fotografias e jogamos no sistema de identificação biométrica. Houve cruzamento com a base de dados dos documentos de identificação (RGs) e vimos que a maior qualificação (semelhança) da imagem era com esse suspeito", explicou a perita papiloscopista Ivoneide Constantino. 

Com a investigação, a polícia identificou que o suspeito filmado na abordagem em novembro era o mesmo flagrado no assalto realizado no viaduto, em 19 de dezembro, que viralizou nas redes sociais. Na ocasião, por causa da chuva e engarrafamento, o carro estava em baixa velocidade. A motorista disse que teve joias roubadas. 

VEJA VÍDEO:

Nessa quinta-feira, durante rondas de rotina, a Polícia Militar viu o homem na rua e percebeu que havia semelhanças, mesmo com o cabelo dele descolorido. "Ele estava na comunidade Vila Sul. Na abordagem policial, não havia nada com ele. Mas ele foi conduzido à Central de Plantões da Capital", explicou o tenente Hugo Carvalho, do 16º Batalhão da PM. 

No interrogatório, o suspeito optou pelo silêncio. Mas, após coleta de impressões digitais, houve a confirmação que se tratava da mesma pessoa que aparecia nas imagens - conforme apontado pelo IITB. 

Como já havia mandado de prisão, ele passou por audiência de custódia e foi encaminhado ao Centro de Observação e Trigem (Cotel), em Abreu e Lima.

SUSPEITO TINHA HISTÓRICO CRIMINAL

De acordo com o delegado Mário Melo, o suspeito é ex-presidiário. "Ele também era investigado em seis inquéritos pelos crimes de roubo, receptação e tráfico de drogas", afirmou.

O outro suspeito que aparece com ele no assalto no viaduto ainda está sendo procurado pela polícia. Na abordagem realizada no Espinheiro, também havia outro criminoso, mas a investigação não conseguiu comprovar se é o mesmo. 

Tags

Autor