A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Delegacia de Polícia de Repressão ao Estelionato (DPRE), realizou a prisão em flagrante de um homem de 23 anos por tentativa de fraudar uma instituição bancária com um golpe de R$ 130 milhões.
Após a DPRE receber informações de que ocorrera uma fraude digital em uma instituição financeira, na última sexta-feira (26), iniciaram diligências e levantamentos de informações para buscar a identificação do autor do golpe.
O crime consistia na adulteração do sistema bancário, incluindo o autor do crime como beneficiário de uma previdência privada, utilizando uma certidão de óbito autêntica, mas ideologicamente falsa.
"Ele teve acesso a informação privilegiada de que tinha essa usuária do banco, titular de uma previdência que tinha esse valor tão elevado. Essas etapas estão em investigação para saber exatamente como ele chegou a essa pessoa, mas certamente precisou de alguém de dentro (do banco) para passar essa informação para ele. E, a partir disso, que ele foi buscar a documentação necessária para ser inserido como beneficiário e depois tentar levar esse valor", explicou a delegada Lígia Cardoso.
Como o suspeito de aplicar os golpes continuava em flagrante delito, a Polícia Civil foi até o local onde ele se encontrava, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, e efetuou a prisão em flagrante no último sábado (29) por fraude eletrônica e resistência.
"Essa pessoa tem 23 anos e não tem formação na área (tecnologia ou sistemas bancários). Ele disse que negocia compra e venda de veículos de forma autônoma, mas a investigação ainda está o começo e vamos conseguir mais informações", contou a delegada à frente do caso.