Quando sairá a legalização dos jogos de azar no Brasil?

Saiba tudo na coluna social de terça deste Jornal do Commercio
Mirella Martins
Publicado em 04/10/2022 às 0:05
A legalização dos jogos de azar chegou ao Senado Foto: Aidan Howe/Pixabay


Criado em 1991, o Projeto de Lei 442/91 - que regulamenta os jogos de azar no Brasil - foi aprovado na Câmara dos Deputados em fevereiro, mas aguarda a apreciação do Senado. Nos últimos dias, o PL voltou à pauta como possibilidade de aumentar a arrecadação de tributos pelo Estado. "Essa legislação reúne avanços e experiências bem-sucedidas na legislação de outros países com tradição na exploração de jogos como Estados Unidos, Portugal, França e Itália. Buscou-se incorporar essas boas práticas ao caso brasileiro e estabelecer algumas regras particulares", explica o advogado Fabiano Jantalia, especialista em Direito de Jogos e Empresarial. Para o especialista, o caso é de estruturar um mercado e um novo segmento de atuação econômica". "Acredito que a legalização beneficiaria muito o país pela criação de postos de trabalho e pelo desenvolvimento econômico", afirma.


Qual o futuro das pesquisas?


O grande comentário, depois do resultado das eleições, foi sobre os institutos de pesquisas. Precisamos refletir sobre o que está acontecendo para, mais uma vez, ter tantos números diferentes do que foi apresentado, sobretudo, nos números federais e em alguns estados como São Paulo e o Rio Grande do Sul. Será a forma? Será as perguntas?


Câncer de mama entre os jovens


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, é estimado que a cada ano do triênio 2020-2022, ocorram 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil. A doença, que comumente afeta mulheres acima dos 50 anos, agora, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, está com aumento de incidência entre pacientes mais jovens, antes dos 35 anos. Nos últimos dois anos, o câncer de mama entre mais jovens representou 5% do total. Antes, era de 2%. A mastologista Alessandra Saraiva alerta que existem fatores de risco como o estilo de vida não saudável, mulheres que não querem engravidar ou gestação após os 30 anos, sedentarismo, obesidade, estresse e alimentação inadequada. "O câncer de mama em jovens é ainda mais preocupante, porque o tumor é mais agressivo, já que as pacientes antes dos 35 anos não fazem a prevenção e o rastreio da doença adequados".


Pink pause


Beatriz e Norma Maranhão reúnem convidados hoje, às 17h, no Pausah Estúdio, para o lançamento da campanha do Outubro Rosa. Depois da apresentação de todas as ações, terá oficinas de culinária com a nutri-chef Debora Vagner e arranjos florais com Fernando Bayerd. Tudo para lembrar que temos que fazer pausas na vida corrida para cuidar da saúde.


Nosso Bruscky


O artista multimídia Paulo Bruscky se prepara para um panorama de sua trajetória na galeria Marco Zero. O vernissage será dia 19 com curadoria de Moacir dos Anjos. Será apresentada obras inéditas e de diferentes fases do artista, um dos expoentes da arte conceitual no Brasil e precursor de diversas manifestações que envolvem arte, tecnologia e comunicação.


Geração 60+


A população com idade superior a 50 anos representa 26% no Brasil, mas apenas entre 3% a 5% estão nas empresas, de acordo com a Maturi, plataforma voltada para a integração desse grupo. Por isso a MRV, do Grupo MRV&CO, lançou o Programa 60+. "A experiência com esse perfil de profissional é positiva para potencializar o engajamento das ações promovidas", explica o diretor comercial Thiago Ely. Atualmente, a empresa tem 150 corretores credenciados com essa idade e a expectativa é triplicar.


Restaurante japonês


O restaurante "Ver-se Vivix", na CasaCor, este ano. A operação será do Kisu e o projeto assinado por André Carício, vai gerar sensações através de reflexos, sons e texturas.


Venda do bem


Beatriz e Cláudia Alencar, mais Nara Lago serão protagonistas, hoje, da Venda do Bem, na Carla Amorim. Parte do lucros será revertida. Das 16h às 19h.


Rápidas


O Senac PE, por meio do Observatório do Patrimônio Gastronômico do Nordeste e Espírito Santo, recebe o 2º Festival da Farofa sob o tema "Farofa com Café". Dentro da programação, nesta terça, o chef Robson Lustosa fará uma farofa de pão e café que será escoltada por picadinho de filé ao vinho e purê de inhame, no Restaurante-Escola do Senac.
Comemorando o Dia do Nordestino, celebrado no dia 08, o Vivo Play, plataforma de entretenimento da Vivo, criou a "Mostra de Filmes Nordestinos", apenas películas de diretores da região. Entre os destaques, muitos pernambucanos.
A ONG CasaRosa assume mais uma vez o projeto Quiosque Solidário, do RioMar.
Nesta quinta, o Garden Café abre suas portas, em Jardim São Paulo. A cafeteria, de Mônica Farias e Inácio Júnior, traz como proposta apresentar elementos fortes da cultura pernambucana. A carta de cafés é feita por Jonatahas Souza.
Uma prévia do festival No Ar Coquetel Molotov vai acontecer, sexta, no Biruta Bar. A festa Noites Tropicais revelará novidades sobre a edição de novembro. Quem vem para agitar a pista do Biruta, diretamente do Rio de Janeiro, é Carlos do Complexo, um dos produtores musicais mais geniais desta geração.


Aniversariantes


Dia de desejar os melhores votos para nosso querido amigo de bancada, Elton Ponce, editor do NE10. E mais: Dirceu Menelau, Veruska Leimig, Silvania dal Bosco, Francisco Araújo, Rivaldo Silva de Oliveira, Lorane Barreto, Marília Fragoso, Júnior Medrado e Camila Pereira.

TAGS
jornal do commercio social1 Coluna Social
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory