As maiores incidências de lesões em atletas

Leia a coluna social do seu Jornal do Commercio do sábado
Mirella Martins
Publicado em 03/12/2022 às 0:07
Entrega Medalha Fernando Figueira aos médicos Ana Van Der Linden, Marcos Barretto e Olímpio Moraes Foto: DIVULGAÇÃO


De acordo com o estudo intitulado de "Incidência de lesões em jogadores de futebol", publicado pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício do Esporte, as lesões mais prevalentes foram nos membros inferiores (86,9%), principalmente na região da coxa (38,0%), seguidas do joelho (15,2%), quadril/virilha (9,8%) e tornozelo (9,8%). Ruptura/estiramento muscular (37,0%) e entorse/ligamento (19,6%).

"Os principais mecanismos de lesão observados foram durante a corrida/sprint (33,7%), chute (12,0%) e salto/aterrissagem (6,5%). As lesões foram balanceadas entre overuse e trauma, 37,0% e 35,9%, respectivamente. A maioria das lesões (73,9%) não foi causada pelo contato com outro jogador ou objeto. Os principais métodos diagnósticos utilizados foram a ressonância magnética (38,0%), a ultrassonografia (33,7%) e os achados clínicos (15,2%)", diz trecho do artigo.

De acordo com o ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa, Luiz Felipe Carvalho, o risco de lesão no futebol profissional é elevado, o estimado é que aconteçam entre 10 a 15 lesões para cada 1000 horas de prática do esporte.

DIVULGAÇÃO - Cremepe entrega Medalha Fernando Figueira aos médicos Ana Van Der Linden, Marcos Barretto e Olímpio Moraes

Copa no celular

O Brasil tem pelo menos mais uma partida confirmadas na Copa do Mundo. A Seleção entrará em campo no horário comercial. Por conta disso, muitos torcedores só têm a opção de assistir aos jogos pelo celular. A oftalmologista Catarina Ventura alerta que a situação pode trazer problemas na visão. “Pode ter olho seco, um desconforto ocular, dor de cabeça por ficar muito tempo olhando para uma tela pequena. Tudo que a gente faz em telas maiores se torna mais confortável e, distante da visão, o esforço visual é menor”.

DIVULGAÇÃO - to dos advogados Maurício Albuquerque e Antônio Mário, que estão comemorando 35 anos de atuação do escritório deles, o Albuquerque Pinto Advogados.

Abstinência

O Sexlog fez uma pesquisa entre os seus usuários sobre a prática de jejum no sexo.: 20,41% das pessoas garantem que nunca passaram mais de uma semana; já 28,88% dizem que já ficaram, mas não passou de uma ou duas semanas. Já 16,55% afirmam que a ausência de sexo durou entre 3 e 4 semanas, enquanto a maioria, 34,15%, aponta que chegou a ficar mais de quatro semanas sem ter contato sexual com alguém.

DAYVISON NUNES/JC IMAGEM - DAYVISON NUNES/JC IMAGEM Data: 29-11-2022 Assunto: SOCIEDADE - Lançamento do projeto casa sorrir na Depyl Action, no RioMar.

Aniversariantes

Assis Farinha, Fátima Sá, Gilberto Valter Moura, Mariana Cavalcanti, Mônica Medeiros, Paulo Almeida, Juliana da Fonte, Sérgio Kano, Socorro Cruz, Sandra Chianca, Rui Gurgel, Jaime Brennand Filho e a diretora de negócios digitais do SJCC, Maria Luiza Borges. Chuva de bênçãos.

Escoliose

Será dia 18 de janeiro o Scoliosis Day aqui no Recife. Uma iniciativa inédita no País, que busca fortalecer o Nordeste no cenário nacional. A programação contará com a presença de um time completo de
médicos, fisioterapeutas, ortesistas e especialistas — incluindo a pesquisadora e instrutora
internacional ISST Schroth, Sanja Schreiber, que vem pela primeira vez à região. 

TAGS
jornal do commercio social1 Coluna Social
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory