Fim de ano cheio para o comércio

Leia a coluna de segunda-feira do seu Jornal do Commercio
Mirella Martins
Publicado em 05/12/2022 às 0:04
José Tomás Nabuco, neto do abolicionista Joaquim Nabuco, Joaquim Falcão, Victorino Coutinho, Antônio Campos e José Almino Arraes, no lançamento da publicação "Camões e Lusíadas", na Academia Brasileira de Letras Foto: DIVULGAÇÃO


O fim de ano constuma ser um período de atividade para o comércio. O que pode ser uma época de boas expectativas também se torna um prato cheio para ataques cibernéticos. Como o avanço das compras on-line, os cibercriminosos conseguem achar brechas para realizar ataques em busca de dados sigilosos e fraudes monetárias.

O BTTng, plataforma de inteligência em fontes abertas e ameaças cibernéticas da Apura Cyber Intelligence, notificou no período de 31 de outubro a 31 de dezembro de 2021, um aumento de 126% nos eventos relacionados a fraudes se comparado com a quantidade de eventos nos outros meses do ano.

“Entre as fraudes mais frequentes estão os sites falsos, utilizando um design idêntico ao original que leva o consumidor a acreditar estar comprando na loja legítima”, explica Marco Romer, coordenador de reports da Apura. Esses sites são utilizados para roubar as informações pessoais e de cartão de crédito para outras fraudes ou mesmo são ofertadas em mercados dedicados à venda dessas informações.

Outra prática comum nessa época é o phishing (seja por e-mail, SMS, ou quaisquer outros meios), que apresentam mensagens com links para promoções aparentemente imperdíveis. Ao clicar nesses links, a pessoa instala o vírus no aparelho e tem roubada informações bancárias, credenciais de acesso a outros serviços.

DIVULGAÇÃO - José Tomás Nabuco, neto do abolicionista Joaquim Nabuco, Joaquim Falcão, Victorino Coutinho, Antônio Campos e José Almino Arraes, no lançamento da publicação "Camões e Lusíadas", na Academia Brasileira de Letras

Verão

Para a coleção de Alto Verão da Marie Mercié, Marisa Rabelo apostou em peças democráticas, com modelagens para todas as idades e uso exclusivo de linho e algodão para o conforto no calor da época. Não faltam, claro, os tradicionais bordados em Richelieu da marca, além de flores bordadas e aplicadas manualmente em efeito 3D.

FAZEMOS IMAGEM/DIVULGAÇÃO - Fernando Rego Barros com o presidente da Cepe, Ricardo Leitão

Cidadão de PE

Três promotoras de Justiça do MPPE são as novas cidadãs de Pernambuco com o título concedido pela Alepe por iniciativa dos deputados Eriberto Medeiros (PSB), Waldemar Borges (PSB), Aglailson Victor (PSB) e Fabíola Cabral (Solidariedade).

Os títulos foram concedidos pela Alepe à paraibana Fernanda Henriques da Nóbrega, coordenadora do Projeto Orelhão Digital; Lorena de Medeiros Santos pela atuação no Grupo Especial em Crime Organizado no Agreste; e Márcia Bastos Balazeiro Coelho, promotora referência nos Direitos Civil e do Meio Ambiente.

Paula Maestrali/DIVULGAÇÃO - Jonas Moura, CEO da NX Boats recebeu o empresário Jaime Queiroz e o presidente da OAB-PE Fernando Ribeiro Lins no evento náutico Summer Day, que marcou os 8 anos do estaleiro pernambucano

Aniversário

Isnar Sobral, Fernando Azevedo Jr., Luiz Falcão, Luiz Guimarães, Nivaldo Araújo, Dedeka Queiroz Galvão, Severiano Aguiar e Vânia Avelar.

Derma


Ana Tude de Melo na reta final para a abertura de sua clínica de dermatologia e especialidades complementares. A DermAA ficará na Torre Borsoi, do empresarial Queiroz Galvão, em Boa Viagem.

TAGS
jornal do commercio social1 Coluna Social
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory