Livros: vendas positivas movimentam o setor

Leia a coluna social desta sexta do seu Jornal do Commercio
Mirella Martins
Publicado em 09/12/2022 às 0:07
MÚSICA Livro "Valsa dos Cogumelos – A Psicodelia Recifense 1968/1981", do jornalista Rogério Medeiros Foto: PEDRO ALBUQUERQUE/DIVULGAÇÃO


O 11º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2022, pesquisa realizada pela Nielsen Book do Brasil e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros, mostra que no acumulado, foram vendidos 47,65 milhões livros em 2022, com uma arrecadação de R$ 2,06 bilhões, valores superiores em relação ao ano anterior em 4,06% e 8,59%, respectivamente. Em 2021, o mercado editorial já celebrava uma performance que era superior ao ano inteiro de 2020. 

O período, que antecedeu a Black Friday, registrou um bom resultado em faturamento. Houve um aumento de 6,44% e a soma total das vendas chegou a R162,32 milhões contra R152,5 milhões alcançados em 2021. A quantidade de livros comercializados no mais novo período analisado mostra que em 2022 houve resultados próximos em relação a 2021, sendo 3,75 milhões contra 3,74 milhões, alcançando uma variação positiva de 0,21%.

Outro fator a ser notado é o número de ISBN no período. “Chama a atenção a redução da bibliodiversidade do mercado, ou seja, a quantidade de ISBNs movimentados dentro de cada período. Apresentando valores negativos pelo quarto período consecutivo neste ano, este último traz uma diminuição de 7,38% em relação ao mesmo período do ano passado. Tal fato torna o período atual o de menor bibliodiversidade dos últimos 24 meses”, comenta Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book do Brasil.

Gleyson Ramos/DIVULGAÇÃO - Antonio e Carmita Siqueira em almoço no Spettus

Fraudes

O fim de ano costuma ser um período de muita atividade para o comércio, sobretudo no on-line. Os cibercriminosos conseguem achar mais brechas para realizar ataques em busca de dados sigilosos e fraudes monetárias.

Só para ter ideia: o BTTng, plataforma de inteligência em fontes abertas e ameaças cibernéticas da Apura Cyber Intelligence, notificou no período de 31 de outubro a 31 de dezembro de 2021, um aumento de 126% nos eventos relacionados a fraudes se comparado com a quantidade de eventos nos outros meses do ano.

DAYVISON NUNES/JC IMAGEM - DAYVISON NUNES/JC IMAGEM Data: 01-12-2022 Assunto: SOCIEDADE - Exposição coletiva no Espaço Brennand.

Aniversariantes


Marcelo Fam, Manoel Vieira, Conceição Costa Pinto, Márcia Maia, Evyo Abreu e Lima, Alexandra Santos, João Sombra Lopes, Conceição Falcão, Simone Santana, Etelvina Vaz, Thiago Almeida e Eleonora Pio dos Santos.

Após o jogo

Vai ter Delux com o label Projeto X, após o jogo Brasil e Croacia, hoje, na Arena F12. No comando, Xand Avião e Dennis. O jogo também será transmitido no local, pelas quartas de final.

Rápidas


Buscando segurança e praticidade para o consumidor, somente em 2021, a MRV, do Grupo MRV&CO, recebeu mais dois prêmios pela excelência em seu relacionamento com os clientes. A companhia já soma 13 prêmios nessa categoria em 2022.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Dubeux, é o convidado da Associação Brasileira da Indústria de Higiene, Limpeza e Saneantes para almoço na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo nesta semana. Na pauta, as novas oportunidades de investimento que surgem com a prática da logística reversa de embalagens e gestão de resíduos sólidos.

Paulista ganhou um novo festival para o verão 2023: o Arena North Way. Montado no estacionamento do shopping, a festa acontecerá nos dias 8 e 22 de janeiro. Para o primeiro final de semana, já foram confirmadas Leo Santana, Priscila Senna e Raphaela Santos.

O Prof. Francisco Carvalho foi eleito como membro titular na seção de Ciências da Engenharia da Academia Brasileira de Ciências. É um dos 14 acadêmicos da UFPE e o único do CIn. Na área de computação, é o primeiro do CIn e do Nordeste a ser eleito para a ABC. Também é o primeiro da área de inteligência artificial no Brasil a ser eleito para a ABC.

Tem loja pop up do Tacaruna Social com peças produzidas por pessoas carentes das redondezas, como produtos natalinos, caixas decorativas, porta joias, bandejas, bancos, vasos e chaveiros. Os produtos foram confeccionados através de várias técnicas como: produção com feltro, craquelê, vitrificação, papel e resina e outros materiais reciclados.

 

TAGS
jornal do commercio social1 Coluna Social
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory