O Dia das Mães é uma data muito importante no calendário comercial. Oportunidade de aquecer o mercado. De acordo com dados da GfK, empresa líder em inteligência de consumo e mercado, 2023 terá um cenário diferente, com o retorno definitivo às lojas físicas, mesmo com um mercado com juros mais altos que em 2022, apesar do dólar mais estável e um cenário político ainda incerto.
Espera-se que o consumidor retome as compras nesta data comemorativa, passando os números em relação ao ano passado, quando a data foi a segunda mais rentável entre os principais períodos de sazonalidade do varejo, superando o volume de vendas pré-pandemia.
Segundo Fernando Baialuna, head da gfkconsult Latam e diretor de varejo da GfK Brasil, “neste ano o tíquete médio gasto pelo consumidor será menor, e o mercado estará mais voltado para as lojas físicas, não apenas no digital. Será o momento da experimentação que ajudará na decisão no momento da compra, além da retirada sendo feita em lojas, sem precisar aguardar ou pagar taxas de entrega, especialmente após o período de pandemia.”
A expectativa é um mix de produtos mainstream, intermediários no período. Cerca de 68% das pessoas buscam presentes que facilitem a vida da mãe, e 44% dessas mães consideram que essa experiência é muito positiva. Os Smartphones ainda estão entre os produtos mais buscados para presentear, porém dividem o espaço com fritadeiras (airfryers), pranchas modeladoras de cabelo e outros eletroportáteis, além do crescimento de itens de linha branca, como lava-louças.
Muitos nomes conhecidos do Recife se encontram na arena do Open de Tennis Vale do Ave & Elétron Energy, que acontece até sábado, nas quadras públicas da orla de Boa Viagem. Na lista de inscritos, a começar do secretário de esportes do Recife, Rodrigo Coutinho ao organizador, Zeferino Costa, passando por Erick Marinho, Pedro Moura, Vinícius Mendonça, Jorge Saunders, Sérgio Pita e João Noronha. Entre as mulheres, Erika Casemiro, Tatiana Peló, Taciana Bradley e Ana Maria Góes.
A designer de acessórios, Juana Moura, criou uma sua coleção cápsula especial para o Dia das Mães "Laços do Infinito". A empresária foi buscar inspiração na poesia musicada, “Linha do Equador”, de Djavan. "São aplicações de flores cravejadas e flor de uso, pode facilmente ser protagonista na produção. Para nós, as flores são tendência", aposta.
A Casa Zero - primeiro shopping cultural do Brasil - estará de portas abertas para a população recifense hoje e amanhã. O espaço realizará sua primeira ocupação criativa, recebendo exposição artística, sarau literário, DJ set, recreação infantil, oficinas e feira de economia criativa com mais de 10 expositores.
Katarina Kehrle, Novinho da Paraíba, Rejane Selva, Darci Rodicheri, Andrea Gatis, José Artur Paes Vieira e Vital Rodrigues