SOCIEDADE

O balanço da Bienal de Livro de Pernambuco foi bem positivo

Leia a coluna social desta quarta-feira no seu JC

Cadastrado por

Mirella Martins

Publicado em 18/10/2023 às 0:00
Bienal Internacional do Livro de Pernambuco é realizada no Centro de Convenções de Pernambuco - DIVULGAÇÃO

Chegou ao fim a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. O terceiro maior evento literário do Brasil e o maior do Nordeste, gerou negócios e vendas no mercado nacional de literatura, além de oferecer uma série de palestras, diálogos e lançamentos no Centro de Convenções.

 

Daniela Martino Costa, Gabriela e Danny Moraes, Paulo Costa.jpg - Gleyson Ramos/DIVULGAÇÃO

Tema

Sob o tema "Fome de quê? Você é o que você lê!", a Bienal de 2023 contou com mais de 150 expositores de todo o Brasil, 300 atividades culturais, entre palestras, diálogos, shows, saraus e apresentações da cultura popular e 500 editoras de todo país expondo seus livros. Além disso, foram 80 lançamentos de livros e um público de mais de 200.000 pessoas participando do evento, tanto presencial quanto online, pela plataforma E-Bienal que teve, durante os últimos dez dias, 14 atividades na internet.

Impactos

Calcula-se que a feira literária tenha provocado um impacto econômico de R$ 18 milhões em vendas diretas ao público e nos negócios que serão fechados nos próximos dias por conta do evento.

Análise

“A Bienal do Livro de 2023 foi um evento inesquecível para todos. Alegria imensa ter atuado para proporcionar esse momento para tanta gente interessada em construir perspectivas melhores em torno do mundo do conhecimento e da educação que advém da leitura. Cumprimos um compromisso que assumimos com o mercado editorial e livreiro para gerar essa agenda positiva para Pernambuco.”, disse Rogério Robalinho, produtor da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.

Humbeto Costa, Jamildo Melo, Andrea Pacha e Randolph Rodrigues - ARQUIVO PESSOAL

Gerlane recifense

Olindense, a cantora, intérprete, compositora e percussionista, Gerlane Lops, recebe o Título de Cidadã do Recife, nesta quarta-feira, 18 de outubro, às 10h, na Câmara Municipal do Recife, em reunião solene. A iniciativa é da Vereadora do Recife Aline Mariano que formaliza, por meio desse reconhecimento, a representativa artística de Gerlane Lops para a cidade do Recife.

 Consciência negra

A Livraria da Praça recebe, durante todo o mês de novembro, das 10h às 20h, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, que ocorre em 20 de novembro, a Exposição ORIXAMBÁ, de Paulinho Filizola, que está há 20 anos fotografando a temática do sagrado. A mostra fotográfica exibe o patrimônio religioso do Xambá. Uma exposição única e especial para o mês comemorativo. 

Bruna Branco e Bruna Carvalheira curtindo o Churras Carva - Créditos: - Lara Valença/DIVULGAÇÃO

 Varig 254

O copiloto do lendário voo Varig 254, Nilson Zille, marcará presença no Airventure, grande evento de aviação que o Aeroclube de Pernambuco vai promover de 20 a 22 de outubro, cuja entrada será 1 kg de alimento não perecível. Momento único para conferir as lições de sobrevivência dadas e todo o drama vivido pela queda do avião no Mato Grosso, em 1989.

Tenores

Após duas sessões com ingressos esgotados em 2022, Amazing Tenors volta ao Recife para dupla apresentação. As composições que marcaram a carreira de Andrea Bocelli serão apresentadas por três jovens e já renomados tenores brasileiros. Henrique Moretsohon, Murilo Trajano e Paulo Paolillo serão acompanhados de orquestra no show "Amazing Tenors in Concert Sings Bocelli", que chega ao Teatro RioMar Recife, dias 21 e 22.

Tags

Autor