SOCIEDADE

Quais os motivos de desabamento dos prédios-caixão

Leia a coluna social desta quarta no seu Jornal do Commercio

Cadastrado por

Mirella Martins

Publicado em 25/10/2023 às 0:00
O vereador Zé Neto, autor do projeto de lei que criou a Semana Municipal do Seguro, com Leandro Vasco, diretor do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste, e o prefeito do Recife, João Campos - Érica França

Em 2023, dois prédios-caixão desabaram. Essas edificações são em que a própria alvenaria tem a função estrutural em vez de concreto armado. As próprias paredes sustentam a estrutura, sem o uso de vigas ou pilares. O termo “caixão” é uma referência ao formato de caixa desses edifícios.

Histórico

Com mais de 20 mortes por desmoronamento de edifícios apenas em 2023, Pernambuco possui longo histórico de prédios-caixão desabados desde a década de 90. O engenheiro civil e professor, João Ricardo, explica os que esse tipo de construção é proibido no Grande Recife desde 2005, justamente devido ao alto índice de desabamentos.

Análise

“Problemas relacionados à queda estão muito atrelados, por exemplo, à modificação da estrutura e à falta de manutenção. A parede, por já resistir à carga, não suporta modificações, como retirada de paredes para unificação de ambientes, abertura para novas janelas e ar condicionados, e isso tudo gera desestabilização no ambiente”, complementa o especialista.

O chef pernambucano Pedro Godoy é um dos 50 chefs de cozinha a participar do maior evento de gastronomia do Brasil: o Mesa São Paulo 2023, e ministrará uma oficina, nesta quinta, no Memorial da América Latina - Arquivo Pessoal

Em SP

Tem início hoje a Ocupação Mario Pedrosa, exposição dedicada à trajetória do crítico pernambucano Mario Pedrosa (1900-1981), no Itaú Cultural de São Paulo. A mostra reúne cerca de 300 peças, entre documentos, fotografias, trocas de cartas com figuras das artes – como Hélio Oiticica, Picasso, Miró, Calder e Lygia Clark –, livros, vídeos, depoimentos de pesquisadores, entre outros.

Inauguração

A nova unidade do restaurante Coco Bambu, no Derby, será inaugurada segundaa. Consolidado como o maior da rede em todo o Brasil, a marca investiu R$ 45 milhões no empreendimento, com seis andares e capacidade para 450 lugares e área de expansão futura para mais 150.

Beneficente

A OAB/PE e a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco promovem o 1º Open Jurídico Beneficente de tênis e de beach tênis, neste final de semana, no Nacional Tênis Clube. Parte da renda do evento será destinada às ONGs Um Saque Para a Vida e Projeto Nova Geração.

Bonjour

Nesta quinta, a Bonjour Flores lança sua coleção natalina com a parceria da Engenho Casa Forte Delicatessen, que agora também tem unidade na Jaqueira. 

Natal Sertanejo

A rede de restaurantes Bode do Nô receberá a primeira edição do evento Jantar Sertanejo Beneficente, liderado pelo Frei Damião. A iniciativa visa arrecadar verba para compra de cestas básicas pra ajudar 25 mil pessoas do sertão. Será hoje, às 19h, em Boa Viagem, com participação especial de Cristina Amaral e Dudu do Acordeon.

 

O chef Roberto Ravioli prestigiou Terezinha Macedo, proprietária do Engenho São Pedro, durante visita a Triunfo - Arquivo Pessoal

Saladas autorais

Para comemorar o primeiro ano de atividade da sua Boali Plaza Shopping, Fernanda Breda reúne quinteto de nutricionistas. Débora Wagner, Juliana Reis, Janine Hampel, Mariana Domício e Juliana Watts terão saladas autorais no menu da casa, a partir de novembro.

Aniversariantes

Ricardo Gitirana, Dulce Catão, Cristina Monteiro, Fernando Sardinha, Zita Queiroz, Joana Lima, Eunice Aquino, Renata Santos, Fernando Muniz, Cláudia Costantino, Teresinha Carrilho, Marisa Lobo e Ricardo Carrilho.

O Vereador Zé Neto, autor do projeto de lei que criou a Semana Municipal do Seguro, com Leandro Vasco, diretor do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste, e o prefeito do Recife, João Campos - Érica França

 

Tags

Autor