Após o pedido de recuperação judicial, solicitado pela empresa 123 Milhas, no mês de agosto deste ano, o tema tomou grandes proporções na mídia e evidenciou uma estatística que traz alertas à economia brasileira. De acordo com a pesquisa divulgada pelo Indicador de Falências e Recuperações Judiciais da Serasa Experian, 135 empresas, no Brasil, entraram com o pedido de recuperação judicial em agosto deste ano. Ao ser comparado com o mesmo período de 2022, o número teve um aumento significativo de 82,4%.
Micro
Ainda segundo a Serasa, de janeiro a agosto deste ano, 830 empresas entraram com o pedido de recuperação, e na liderança do ranking estão as Micro e Pequenas Empresas. Desta forma, ao entrar em recuperação muitas destas acabam por demitir parte dos funcionários, a fim de diminuir a folha de pagamentos, na tentativa de evitar a falência, o que gera um nível menor da produção para o mercado.
Desemprego
Nada disso soa de forma positiva para a economia que passa a ter maior nível de desemprego, uma quantidade menor de moeda em circulação, e tanto a oferta, quanto a demanda por bens e serviços tende a diminuir, explica a economista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Lytiene Rodrigues. “Reduzir gastos é o primeiro passo. Mas isso implica, na maioria dos casos, redução da produção e aumento do desemprego. Os maiores afetados é a sociedade, que passa a ter uma redução na oferta de bens e serviços disponíveis”, informa.
Esquente
A especialista dá uma possibilidade para que a economia volte a esquentar. “Uma alternativa seria um programa de aquecimento na economia, onde um banco como o BNDES pudesse financiar a dívida, com juros subsidiados, a partir da reestruturação produtiva da empresa, que seria realizada por profissionais especialistas no mercado. As empresas teriam uma oportunidade de se manterem, mas com uma orientação e acompanhamento especializado para fins de sobrevida”, conclui.
Almoço Rosa
Mais um Almoço Rosa de sucesso. Esta sétima edição foi sold out no início anterior. Terraço Carvalheira lotado de amor, solidariedade e animação ao som de Geraldinho Lins, Henrique Fontaine, Clara Sobral e Rafa Cout. Toda renda vai ser para reforma da ala de mastologia do Hospital Oswaldo Cruz, comandada por seis arquitetas.
Cabelo Maluco
Ju Martins mandou avisar que terá Camarim do Cabelo Maluco no Halloween do Teatro Animado do Shopping Recife, neste sábado e domingo, 28 e 29, das 14h às 18h. Além de penteados inspirados no dia das bruxas, a programação receberá o musical "Família Addams", com Wandinha e sua família comemorando a data.