SOCIEDADE

A importância de doar sangue independente do pedido

Leia a coluna social deste domingo do seu Jornal do Commercio

Cadastrado por

JC

Publicado em 19/11/2023 às 0:00
Helo Paiva e Cuca Amorim, no Almoço Rosa no Terraço Carvalheira, em prol do Hospital Oswaldo Cruz - DAYVISON NUNES FOTOGRAFIA

Você sabia que uma doação de sangue ajuda a salvar até quatro vidas? Para sensibilizar a população sobre a importância de doar sangue e também para agradecer a quem já é doador, no dia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Uma data que foi escolhida de forma estratégica, pela proximidade das datas comemorativas de fim de ano, de meses tradicionais de férias e do Carnaval.

DAYVISON NUNES FOTOGRAFIA Data: 25-10-2023 Assunto: SOCIEDADE - Almoço Rosa no Terraço Carvalheira, em Prol do Hospital Oswaldo Cruz. - DAYVISON NUNES FOTOGRAFIA

Hemocentro

O mês de novembro precede uma época em que geralmente os bancos de sangue e hemocentros ficam com estoques baixos. “Infelizmente, a taxa de doação cai de 5% para 2% nesta época. Se pararmos para pensar, a cada 100 pessoas, apenas duas pessoas vão doar sangue”, comenta a professora do curso de Enfermagem da Wyden, Nadynne Pastoriza.

 Fazer bem

De acordo com a docente do curso de psicologia da Wyden, Nádia Oliveira, do ponto de vista emocional, o ato de doar sangue faz bem tanto para o doador, como para quem recebe. “É um ato voluntário, de empatia, em prol de ajudar alguém, seja um conhecido ou desconhecido. Essas habilidades são essenciais para a promoção do bem-estar e da saúde mental. Quem doa se sente bem por ter ajudado, ocasionando também um maior sentimento de pertencimento social. Quem recebe pode apresentar uma maior confiança e otimismo quanto ao seu prognóstico”, diz Nádia.

Thiago Apolinário e Susane Leite também compareceram ao evento - DAYVISON NUNES FOTOGRAFIA

 Quem pode?

Todas as pessoas entre 16 (os menores de 18 anos devem apresentar o consentimento formal do responsável legal) e 69 anos podem ser doadoras de sangue, desde que estejam pesando, no mínimo, 50 kg. Além disso, o doador ou doadora precisa seguir alguns requisitos básicos: estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação e, se for após o almoço, esperar duas horas) e ter dormido, pelo menos, seis horas nas últimas 24 horas. Pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar sangue se já tiverem doado antes dos 60 anos.

Natal Instagramável

Paula Vieira de Melo, da Vielo Décor, foi a responsável pela decoração do Espresso Natalino que vem ganhando elogios - ARQUIVO PESSOAL

Um dos diferenciais do Natal do Shopping Recife é o Espresso Natalino. As guloseimas são de encher os olhos e deixar água na boca, mas a decoração vem se tornando presença constante no Instagram graças ao trabalho de Paula Vieira de Melo, da Vielo Décor, responsável pelo ponto de criatividade e cores que vem encantando muita gente. 

 

Tags

Autor