É uma luta constante dos profissionais do direito em mostrar o que a lei pode ajudar necessidades das pessoas com deficiência, principalmente os autistas. Um dos exemplos é do direito ao diagnóstico precoce e à realização do tratamento multidisciplinar. “Apesar de se encontrar previsto na lei brasileira da inclusão (13.146/2015) e no estatuto da pessoa com transtorno do espectro autista, não existem médicos especializados na rede pública e pouquíssimos na rede particular, para diagnosticar, laudar e prescrever tratamento especializado para pacientes autistas”, explica o advogado em direito de saúde, Robson Menezes.
Planos
Usuários de plano de saúde têm que exigir a consulta com neuropediatra ou psiquiatra infantil especializado em autismo para o plano de saúde. Em caso de inexistência desse profissional junto à rede referenciada ou dificuldade de agendamento, pode ser feito denúncia junto à ANS.
Rede pública
Em caso de rede pública, o direito ao atendimento com médico especializado é idêntico, contudo, naturalmente, a dificuldade é maior, face a ausência de profissionais na rede pública para atender. A família pode procurar um advogado especializado ou a defensoria pública, para o ajuizamento de uma ação em busca desta consulta médica. De mesma forma, caso o SUS não disponibilize as terapias, em proteção ao direito à vida e saúde, é de direito do cidadão o ajuizamento de uma ação visando a cobertura integral das suas terapias em clínica particular, esta a ser custeada pelo Estado.
Home Care
Paula Meira foi escolhida para fazer parte do conselho do núcleo Home Care da Confederação Nacional de Saúde.
Ademi
A Ademi faz sua grande noite de confraternização na noite de quinta, no Mirante do Paço, com a entrega do tradicional troféu Ademi. Além de premiar os melhores empreendimentos dos últimos três anos, o evento promete ser um grande encontro do setor.
Supermercado
Nesta quinta, a Associação Pernambucana de Supermercados reúne empresários do setor supermercadista para seu jantar dançante que marca a celebração do Dia Nacional do Supermercado. Será no Arcádia Apipucos e será animada por Geraldinho Lins.
Penalistas
Os advogados Célio e Pedro Avelino foram os anfitriões de evento que reuniu vários nomes do mundo jurídico. Em homenagem a dois grandes nomes do Direito Criminal de Pernambuco, fizeram a inauguração as duas novas salas de encontros do escritório Célio Avelino Advogados, batizadas de Lúcio Jatobá e Bóris Trindade, com a presença dos familiares dos dois grandes penalistas