Quem nunca se engasgou com algum alimento e ficou tenso, com dificuldade até de respirar? Seja na infância ou até mesmo na fase mais madura da vida, o alimento preso na garganta pode ser um incômodo, mas há momentos em que aquela sensação de bloqueio pode ser fatal por dificultar a passagem do ar. Nessa hora, muita gente recorre a diversas técnicas para liberar o aperreio e aliviar. Tem gente que dá tapas nas costas, manda levantar, respirar e outras práticas.
Manobra
Segundo a especialista em urgência e emergência, Gabriella Souza, o ideal é aplicar a técnica de Heimlich, ou manobra do desengasgo, e tranquilizar a pessoa. Ela destaca que existe diferença na aplicação da técnica de acordo com a idade. Isso por conta da anatomia e estrutura corporal de cada indivíduo em suas respectivas fases. Disse também que, assim que a pessoa desengasgar, é importante tranquilizar a vítima e esperar que ela se restabeleça.
Reparo
Os arquitetos Romero Duarte e Cecilia Duarte assinam a repaginação total do showroom da Evviva, em Boa Viagem. O projeto vai transformar a loja de planejados de alto padrão que passará a contar com 10 ambientes, com destaque para as cozinhas gourmets funcionais. A obra começa em breve com festão de reinauguração em março.
Abertura política
O centenário do ex-deputado federal Thales Ramalho será celebrado na Academia Pernambucana de Letras, dia 14, às 19h30, com o lançamento do livro “Thales Ramalho: Política, Diálogo e Moderação – 100 anos”. O ex-deputado foi um dos mais importantes articuladores para a abertura política e conquista da redemocratização do Brasil pós regime militar.
Tributário
Ivo Barboza celebra, terça, às 19h, na Academia Pernambucana de Letras, os 30 anos do seu escritório de advocacia. Aproveita a ocasião para lançar o livro "Uma Breve História dos Tributos de Pernambuco".
Carnaval no Rio
Em janeiro, Juliana Britto dá início ao lirismo no Catamaran. O projeto, que acontece de 11 a 21 de janeiro, reúne toda a tradição dos blocos líricos pernambucanos em um passeio pelos principais pontos turísticos do centro do Recife, a bordo de um catamarã.
Mãos
Alexander Borges assume o comando do Samoa Beach Resort, que opera desde 2018 em Muro Alto. O segundo equipamento hoteleiro vai abrir em 2026 e funcionar no Polinésia Villa & Resort.