Dicas e informações de viagens, férias e turismo
Turismo de Valor

Descubra dicas de viagem e roteiros para as férias, além dos destinos e atrações que estão em alta no turismo.

TURISMO RELIGIOSO

Paixão de Cristo e turismo virtual na Páscoa, apesar do coronavírus

Sites e canais na web permitem assistir a espetáculos e missas sem sair de casa, além de dar uma "voltinha" por consagrados destinos turísticos da Quaresma, como Nova Jerusalém, Aparecida do Norte, Minas Gerais, Vaticano e Israel

Mona Lisa Dourado
Cadastrado por
Mona Lisa Dourado
Publicado em 11/04/2020 às 19:31 | Atualizado em 11/04/2020 às 21:27
DAYVISON NUNES/ACERVO JC IMAGEM
Espetáculo da Paixão de Cristo foi adiado para setembro em Nova Jerusalém, no Agreste pernambucano - FOTO: DAYVISON NUNES/ACERVO JC IMAGEM

Nada de multidão nem de bate-perna. Com o reforço das medidas restritivas para conter a propagação do novo coronavírus, não será preciso sair de casa este ano para acompanhar os últimos passos de Cristo, da Via Sacra à Ressurreição.

>> Andrea Bocelli fará live na catedral de Milão vazia no domingo de Páscoa

>> Rádio Jornal e TV Jornal transmitem ao vivo missa do domingo de Páscoa 

Felipe Ribeiro/JC Imagem
Paixão de Cristo do Recife - 2019 - Felipe Ribeiro/JC Imagem

Turistas e recifenses que esperaram o ano inteiro para ver o espetáculo encenado na Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, poderão assistir à apresentação no Portal do Turismo do Recife, que disponibiliza uma versão editada da montagem da Paixão de Cristo – Jesus, a Luz do Mundo, no https://visit.recife.br/o-que-fazer/sinta-o-recife/paixao-de-cristo-jesus-a-luz-do-mundo.

A peça foi exibida pela primeira primeira vez em 2019, com texto de Carlos Carvalho, em substituição à montagem clássica de José Pimentel, diretor que viveu o papel de Cristo por 40 anos.

Felipe Ribeiro/JC Imagem
Paixão de Cristo do Recife - 2019 - Felipe Ribeiro/JC Imagem

Com pouco mais de 12 minutos, o vídeo traz uma síntese da narrativa mais conhecida do mundo ocidental, que neste caso contou com a interpretação de 43 atores, entre eles, Bruno Garcia (no papel principal), Angélica Zenith (Maria), Daniela Travassos (Madalena), Ivo Barreto (Judas), Sérgio Gusmão (Herodes), Carlos Lira (Pilatos) e Germano Haiut (Demônio do Deserto).

Reprodução de internet
Perfil do @visit.recife traz programação de missas e sugestões de como conhecer a cidade sem sair de casa - Reprodução de internet

O Instagram oficial do Turismo no Recife, o @visitrecife, também está divulgando o roteiro de missas online de Páscoa. Já a campanha Recife é massa, de perto e de longe sugere receitas e brincadeiras para que o público se sinta na cidade sem sair de casa, além de divulgar os pacotes especiais oferecidos pela rede hoteleira para profissionais de saúde e idosos e os serviços de deliveries dos bares e restaurantes.

NOVA JERUSALÉM

No Agreste de Pernambuco, o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém foi remarcado para 2 a 7 de setembro. Mas até lá, além de conhecer os bastidores da encenação no site oficial (www.novajerusalem.com.br), é possível assistir às lives com atores e demais profissionais ligados à montagem, através do Instagram (@paixaodecristooficial). Logo mais, às 20h, é a vez do diretor do espetáculo, Lucio Lombardi, e do cineasta e diretor dos filmes publicitários, Eduardo Morotó, interagirem com os internautas.

Reprodução de internet
Paixão de Cristo de Nova Jerusalém divulga no Instagram programaÇão de lives com elenco e profissionais ligados ao espetáculo - Reprodução de internet

SANTUÁRIO DE APARECIDA

Os adeptos do turismo religioso que pretendiam viajar para participar das celebrações da Semana Santa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, também contam com a internet para não perder a programação.

Oswaldo Corneti/Fotos Públicas
Basílica Nova de Nossa Senhora de Aparecida vista do bondinho - Oswaldo Corneti/Fotos Públicas

Todos os eventos, a portas fechadas este ano, estão sendo televisionados pela TV Aparecida e transmitidos pelo Facebook (www.facebook.com/santuariodeaparecidaoficial) e Youtube (www.youtube.com/user/santuarionacional).

Às 20h deste sábado (11), será transmitida a solene vigia pascal. Neste domingo (12), estão previstas três missas: às 8h, 12h e 18h.

RICARDO STUCKERT/FOTOS PÚBLICAS
Santuario de Nossa Senhora Aparecida - RICARDO STUCKERT/FOTOS PÚBLICAS

No site do Santuário (https://www.a12.com/santuario) também é possível fazer um tour em 360 graus para ver a famosa imagem da Nossa Senhora negra (encontrada no século 18) e os detalhes da Catedral Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (nome oficial), conhecida como Basílica Nova, a maior igreja católica das Américas.

MINAS GERAIS

Em Minas Gerais, é o portal Era Virtual https://eravirtual.org que viabiliza o melhor passeio a distância pelas cidades históricas e museus do Estado. O tour mais completo é do da história Ouro Preto, que traz imagens panorâmicas da cidade em 360 graus e permite visualizar o interior de museus, como o da Inconfidência e da Casa dos Contos, e de igrejas como as de São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Rosário e a Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Tudo com muitos recursos interativos, como aproximação de imagem, narrações e janelas com informações adicionais.

Reprodução de internet
Era Virtual oferece passeios por Minas Gerais, com destaque para Ouro Preto - Reprodução de internet

VATICANO

Primeiro epicentro da crise da covid-19 no Ocidente e um dos principais destinos do turismo religioso no mundo, a Itália vive sua Semana Santa mais atípica, com todas as igrejas do país fechadas aos fiéis e mais de 9 mil procissões canceladas por causa da pandemia.

Ainda assim, os católicos podem acompanhar diversas missas e procissões virtuais, como a do Domingo de Páscoa, que será celebrada pelo papa Francisco na Basílica de São Pedro, sem a presença dos devotos. Em dois endereços os fiéis podem acompanhar a programação e notícias sobre o papa e o Vaticano: https://www.vaticannews.va/pt/papa.html e https://www.vatican.va/content/vatican/pt.html. "Mais que nunca, o uso de novas tecnologias tem demonstrado a sua vocação como instrumento de união, permitindo aos religiosos estarem ainda mais próximos às pessoas", disse, em entrevista à BBC News Brasil, o jornalista Fabio Bolzetta, que é presidente da WebCattolici Italiani, uma associação destinada a ensinar religiosos italianos a utilizarem a tecnologia para se aproximar dos fiéis.

FOTOS PÚBLICAS
Papa Francisco celebrará Missa de Páscoa na Basílica de São Pedro, sem a presença de devotos - FOTOS PÚBLICAS

Para além dos eventos religiosos, também é possível aproveitar tours virtuais para conhecer as obras de arte guardadas no Vaticano, como as da própria Basílica de São Pedro - caso da Pietà de Michelangelo, para ficar no exemplo mais famoso - e dos Museus Vaticanos (https://www.museivaticani.va), que abrigam a Capela Sistina (https://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html), além de belíssimos jardins.

FOTOS PÚBLICAS
Além de obras renascentistas, Museus Vaticanos abrigam diversificada coleção modernista - FOTOS PÚBLICAS

Em meio muitas obras renascentistas, os Museus Vaticanos surpreendem pela incrível coleção de arte moderna e arte contemporânea. A ideia nasceu do desejo do progressista papa PauloVI de dialogar com as representações da religiosidade do seu próprio tempo, ainda que nem sempre alinhadas à Igreja Católica. Hoje, o acervo conta com mais de 8 mil peças, distribuídas em 36 salas, com destaque para artistas como Chagall, Bacon, Van Gogh e Botero.

FOTOS PÚBLICAS
Capela Sistina é uma das atrações dos Museus Vaticanos - FOTOS PÚBLICAS

Na Capela Sistina, difícil é decidir o que admirar primeiro. Se os detalhes de cada uma das nove cenas do Gênesis, A Criação de Adão, no centro do teto da capela ou o assombroso Juízo Final. O teto da capela (680 m2) foi pintado por Michelangelo em apenas quatro anos (de 1508 a 1512). Não sem polêmica, tentativas de censura e muito sofrimento físico e psíquico. O artista toscano retrucou com mensagens ocultas e sátiras aos papas a que foi obrigado a atender. Outros renascentistas, como Sandro Botticelli, Domenico Ghirlandaio, Pietro Perugino e Rafael contribuíram para enriquecer a capela, praticamente um Antigo Testamento em formato de história em quadrinhos. Espaço mais nobre do Palácio Apostólico, residência oficial do papa no Vaticano, a Capela Sistina é palco da maior liturgia do catolicismo: ali acontece há séculos o conclave para a eleição de cada novo pontífice da Igreja Católica.

JERUSALÉM

Considerada sagrada para cristãos, judeus e muçulmanos, Jerusalém é outro dos destinos turísticos religiosos que estariam lotados nesta época do ano. Pelo três importantes eventos são celebrados nesse período: a Semana Santa, o Pessach e o Ramadã. Com a quarentena imposta pela covid-19, o tour este ano terá que ser virtual.

Reprodução de internet
Documentário The Holy City é ótima maneira de passear por Jerusalém - Reprodução de internet

Até o dia 24 de abril, o Museu da Torre de Davi (tod.org.il) exibe um documentário (www.tod.org.il/en/holy-city-vr) chamado The Holy City (A Cidade Sagrada), em parceria com uma produtora de vídeos, que mostra imagens em 360 graus. O passeio virtual permite "visitar" o Muro das Lamentações, a Igreja do Santo Sepulcro, a Cúpula da Rocha e a Mesquita de Al-Aqsa, entre outros monumentos. A experiência virtual ainda possibilita viajar no tempo, para conhecer a Jerusalém de cerca de dois mil anos atrás.

Reprodução de internet
Vários monumentos da Cidade Sagrada de judeus, cristãos e muçulmanos são retratados em The Holy City - Reprodução de internet

FOTOS PÚBLICAS
Papa Francisco celebrará Missa de Páscoa na Basílica de São Pedro, sem a presença de devotos - FOTO:FOTOS PÚBLICAS
Oswaldo Corneti/Fotos Públicas
Basílica Nova de Nossa Senhora de Aparecida vista do bondinho - FOTO:Oswaldo Corneti/Fotos Públicas
RICARDO STUCKERT/FOTOS PÚBLICAS
Santuario de Nossa Senhora Aparecida - FOTO:RICARDO STUCKERT/FOTOS PÚBLICAS
FOTOS PÚBLICAS
Capela Sistina é uma das atrações dos Museus Vaticanos - FOTO:FOTOS PÚBLICAS
Reprodução de internet
Perfil do @visit.recife traz programação de missas e sugestões de como conhecer a cidade sem sair de casa - FOTO:Reprodução de internet
Reprodução de internet
Era Virtual oferece passeios por Minas Gerais, com destaque para Ouro Preto - FOTO:Reprodução de internet
Reprodução de internet
Documentário The Holy City é ótima maneira de passear por Jerusalém - FOTO:Reprodução de internet
Reprodução de internet
Vários monumentos da Cidade Sagrada de judeus, cristãos e muçulmanos são retratados em The Holy City - FOTO:Reprodução de internet
FOTOS PÚBLICAS
ACERVO Museus abrigam obras renascentistas e coleção modernista - FOTO:FOTOS PÚBLICAS
FOTOS PÚBLICAS
Pietà, de Michelângelo, é das principais atrações da Basílica de São Pedro - FOTO:FOTOS PÚBLICAS
Reprodução de internet
Paixão de Cristo de Nova Jerusalém divulga no Instagram programaÇão de lives com elenco e profissionais ligados ao espetáculo - FOTO:Reprodução de internet

Comentários

Últimas notícias