Os projetos Boi Voador e Pátio Criativo, da Prefeitura do Recife, são finalistas na 33ª edição do prêmio Rodrigo Medo Franco de Andrade, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O reconhecimento concede aos projetos vencedores o marco de uma ação importante na preservação, valorização e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro, além da premiação de R$ 20 mil.
O Boi Voador e o Pátio Criativo estão concorrendo ao prêmio com outros 121 projetos de todo o Brasil. "Ficamos sempre muito felizes em ter o reconhecimento das nossas ações. Ser finalista do Prêmio Rodrigo 2020 já é um marco e estamos confiantes de que nossas ações são também um grande legado para a cidade", comentou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça. Na etapa nacional, serão selecionadas 12 ações no campo do Patrimônio Cultural Brasileiro.
A data em que serão divulgados os vencedores ainda não foi informada.
O Boi Voador é realizado, normalmente, no aniversário do Recife, no dia 12 de março. No entanto, neste ano, não aconteceu em razão da pandemia do novo coronavírus. O evento se trata de uma apresentação teatral ao ar livre, no Recife Antigo, que conta a história de quando Maurício de Nassau fez um boi voar. Já o Pátio Criativo é uma ação de escuta popular para assegurar os usos do Pátio de São Pedro, localizado na área central da capital pernambucana.