BAHIA

As incríveis Grutas da Chapada Diamantina: Azul, Pratinha e Lapa Doce

Elas revelam paisagens surpreendentes debaixo da terra e na água de deixar qualquer turista boquiaberto

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 16/05/2021 às 7:30
Notícia
X

A Chapada Diamantina, na Bahia, foi reaberta totalmente no fim do mês passado e os turistas vem aproveitando para visitar um dos atrativos mais surpreendentes da região: as grutas. Elas são de diferentes tipos e tamanhos e proporcionam experiências diferenciadas, seja embaixo da terra ou da água. Depois de conhecer os famosos poços e as incríveis cachoeiras da Chapada Diamantina,  adentre junto com a coluna Turismo de Valor neste, ao mesmo tempo deslumbrante e intrigante, universo das formações rochosas da região (os vídeos foram gravados antes da pandemia)

Gruta da Lapa Doce

Diego Nigro / JC Imagem
A entrada da Gruta da Lapa Doce já impressiona - Diego Nigro / JC Imagem

A gruta da Lapa Doce, considerada a terceira maior do Brasil, é simplesmente impressionante. Ao adentrar você é transportado para um novo mundo de mais de 25 quilômetros de extensão e repleto de formações rochosas fantásticas. Um universo subterrâneo que vale muito a pena se conhecer.


Para chegar até ela é preciso fazer uma caminhada de 15 minutos em uma descida meio íngrime. A entrada só permitida com guias locais e com o auxílio de lanternas. São oferecidos basicamente três roteiros com extensões e atrativos diferentes. A descida até o interior é de aproximadamente 70 metros. A trilha, além de fácil, é linda.

Diego Nigro / JC Imagem
O incrível mundo subterrâneo da Gruta da Lapa Doce - Diego Nigro / JC Imagem

Aos poucos os olhos vão se acostumando com a escuridão e as surpresas no caminho começam a aparecer. No amplo salão rochoso se encontra uma infinidade de estalactites, estalagmites e outras belas formoções rochosas. Algumas devido as suas formas foram batizadas com nomes curiosos como lustre, presépio, anjo, etc. Basta soltar a imaginação, ir admirando e descobrindo novos objetivos nas esculturas naturais.

Um dos momentos mais mágicos no local é quando o guia pede para os turistas sentarem em um ponto e desligarem as lanternas. Na completa escuridão e com um profundo silêncio se tem uma sensação única de paz e contato com a natureza. São poucos minutos que parecem uma eternidade.

Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
A exploração da Gruta da Lapa Doce é algo fantástico - Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

O trajeto percorrido apenas 850 metros é apenas uma pequena parte de toda a imensidão que a Lapa Doce oferece. Uma hora e meia depois você sai por outra ponta da gruta e deixa o mundo subterrâneo com belas imagens e recordações na cabeça.

Grutas da Fazenda Pratinha

Diego Nigro / JC Imagem
Não tem como não se encantar com o cenário da Gruta da Pratinha - Diego Nigro / JC Imagem

Um local que alia uma boa infraestrutura e belezas naturais. Assim é a Fazenda Pratinha, uma propriedade particular localizada no município de Iraquara, que entre outras atrações conta com a Gruta Azul e a da Pratinha. Dois locais que oferecem experiências distintas, mas ambas bem interessantes.

A chegar no local o visitante logo percebe a boa estrutura da propriedade que conta com estacionamento, restaurante, bares, loja de souvenir, banheiros. Embora tudo isso dê um bom conforto o que atrai realmente são os recursos naturais encontrados na área. Um deles é a Gruta Azul. Trata-se de uma visita rapidinha pois ela é aberta apenas para observação mesmo. Não é permitido entrar, nem mergulhar nela. O barato é ir lá contemplar e tirar fotos do lindo visual da água azul que brilha com a entrada de alguns raios solares no local. Vale a pena registrar.

Diego Nigro / JC Imagem
A linda paisagem formada pela Gruta Azul - Diego Nigro / JC Imagem

Ao contrário da primeira, a segunda gruta além de beleza traz também a interação. Na Gruta da Pratinha é possível fazer uma inesquecível flutuação. Na companhia de guia e munido de colete salva-vida, nadadeira, snorkel e lanternas, o visitante vai adentrando o local de águas límpidas em tom azul claro. Com sorte, no caminho pode ser que se depare com alguns peixes e até tartarugas. A flutuação dura em média meia hora e um dos momentos mais interessantes é quando pedem para desligar as luzes. Daí você fica boiando em silêncio no completo escuro com uma paz indescritível.

Além das grutas, a Fazenda Pratinha também oferece opções para quem curte mais adrenalina. Em outro ponto da propriedade existe um espaço que oferece uma pequena tirolesa. Legal a sensação de se jogar de uma pedra e terminar com um refrescante mergulho no colorido Rio Pratinha. Na mesma área são disponibilizados passeios de caiaque e pedalinho. Ou seja um lugar para visitar sem pressa e passar um dia inteiro curtindo a natureza.


Tags

Autor