BAHIA

Poço Encantado e Azul: as joias da Chapada Diamantina

Com a reabertura total da Chapada Diamantina esta semana, os visitantes puderam voltar a se admirar com os famosos poços da região

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 02/05/2021 às 7:30
Notícia
X

Com a liberação do acesso ao Vale do Pati no começo desta semana, a Chapada Diamantina, na Bahia, um dos principais destinos do ecoturismo do Brasil, teve sua reabertura praticamente completa. Claro com todas as orientações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e medidas sanitárias contra a Covid-19. Cientes de todos os cuidados, os visitantes voltaram a curtir os mais de 38 mil km² de atrativos naturais da região. Entre eles, os incríveis poços Encantado e Azul. Duas joias escondidas que puderam ser admiradas novamente e parecem estar ainda mais lindas.

Depois de visitar a Chapada Diamantina o seu conceito de poço certamente vai mudar. Os culpados são o Poço Encantado e o Azul. Réus confessos em deixar qualquer um boquiaberto. Ambos tem nomes auto-explicativos. O primeiro, de fato, é encantador. Localizado no município de Itaetê, o Poço Encantado é responsável por uma das mais belas e conhecidas imagens da chapada (o vídeo foi gravado antes da pandemia)

Quem nunca viu uma foto daquele poço onde a luz entra pela abertura na gruta e produz um cenário lindo ao entrar em contato com a superfície da água? De tão transparente, ela engana os olhos dos visitantes que ficam sem saber onde exatamente termina o raio solar e começa o reflexo no poço que tem mais de 60 metros de profundidade.

Ele fica localizado em uma propriedade particular que oferece uma boa infra-estrutura com lanchonete e restaurante. Para seguir até a gruta só com acompanhamento de guia local. Ele desce com você inicialmente por uma escada e depois por algumas frestas um pouco apertadas nas rochas. Quando se entra no salão escuro da gruta e olha para a esquerda lá está a famosa imagem.

Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
Impossível não se encantar com o Poço Encantado - Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

O fenômeno, todavia, não acontece durante todo o ano. Somente de abril a setembro, quando a posição do sol possibilita a entrada da luz no local, e das 10h às 13h30, em dias de céu limpo. Em outras épocas, o Poço Encantado permanece lindo e merece visitação, só que sem o famoso raio de luz. Por isso, em alta temporada e feriados, a dica é procurar chegar ao local bem cedo porque geralmente se formam filas.

Diego Nigro / JC Imagem
A descida na escadaria para chegar até o Poço Azul - Diego Nigro / JC Imagem

Depois o destino é a cidade de Nova Redenção para conhecer o Poço Azul. Como o próprio nome já revela é um espetáculo em vários tons azulados com uma grande diferença em relação ao primeiro poço: a chance de poder interagir com o quadro da natureza.

Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
O Poço Azul vai ficando mais bonito na medida em que se aproxima dele - Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

Com colete e snorkel os turistas fazem uma tranquila e inspiradora flutuação no local de 20 metros de profundidade e que também recebe raios de sol por uma fresta na pedra. Antes do mergulho é obrigatório um banho para retirar o protetor solar da pele, o que ajuda a manter a água tão límpída.

Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
A transparência da água do Poço Azul impressiona - Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

Depois é só se banhar naquele azul marcante e fazer fotos igualmente inesquecíveis. O mergulho dura cerca de vinte minutos, mas quando se está lá admirando o espetáculo do contraste das cores debaixo da água parece uma eternidade. Se posicionando embaixo do raio solar você se sente literalmente iluminado, além de agradecido por viver aquele momento.

Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
Os feixes de luz dão um show no Poço Azul - Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

OBS: No próximo domingo vamos mostrar a beleza das cachoeiras da Chapada Diamantina.

Tags

Autor