BAHIA

A paz do Poço do Diabo na Chapada Diamantina

Apesar do nome, o lugar é bem tranquilo e oferece um banho revigorante que vale a pena

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 03/05/2021 às 7:30
Notícia
X

Nem ligue para o nome. O Poço do Diabo é um lugar de paz e tranquilidade. Existem várias versões para a origem do nome. Uma delas conta que escravos negros que tentavam fugir com diamantes eram jogados e afogados no local. Lendas à parte, o fato é que a área é bem bonita e merece a visitação. Ele fica em Lençóis, na Chapada Diamantina, (que também conta com os famosos poços Azul e Encantado) e o acesso é fácil pela BR-242. Ou seja, perfeito para quem não dispõe de muito tempo ou não gosta de trilhas muito longas e cansativas.

Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
O visual do Poço do Diabo - Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

Ao chegar na entrada do Poço do Diabo o turista encontra um bom apoio com lanchonete, loja de souvernirs e banheiro. Depois é hora da caminhada que é curta e agradável com belas paisagens no leito do Rio Mucugezinho, com sua cor caramelo, parecendo Coca-Cola. Cerca de meia hora depois você já se depara com a queda d’água que pode não ser tão grande quanto as outras da Chapada, mas é linda e mais acessível.

Para entrar na água, como é comum em qualquer ponto da chapada, é preciso disposição. Não por conta da correnteza, mas do frio mesmo. A temperatura gelada, no entanto, logo é esquecida quando você vai nadando e chega até a base da cachoeira. Momento que faz valer a pena qualquer esforço. No final você se dá conta de que o Poço do Diabo, apesar do nome chamativo, é um santo programa.

Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
Mergulho no Poço do Diabo - Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

Tags

Autor