CULINÁRIA

Gastronomia em Porto de Galinhas: conheça a culinária que dá água na boca dos turistas

A praia é um polo gastronômico com excelentes pratos que vão da cozinha internacional à regional

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 15/05/2021 às 7:30
Notícia
X

Além de encher os olhos com suas paisagens, Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, também é conhecida por encher água na boca dos turistas quando o assunto são as delícias encontradas na região. Há vários anos, a famosa praia vem se tornando um importante polo gastronômico no Estado, com variadas opções de culinárias que vão da da internacional à regional (veja os vídeos abaixo), tendo como "entrada" dos pratos a bela vista das famosas piscinas naturais, entre outros cenários encantadores.

Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
Entrada do Munganga Bistrô - Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

Os milhares de turistas que visitam Porto de Galinhas periodicamente uma grande variedade de restaurantes, para todos os sabores e bolsos também. É possível fazer uma refeição em estabelecimentos mais simples com valores em torno de R$30 nos pratos executivos ou então optar por opções mais requintadas acima dos R$100. Frutos do mar e os pratos típicos nordestinos, sem dúvida, estão entre os principais pedidos.

Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
Prato do Hotel Solar Porto de Galinhas - Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

A experiência gastronômica começa logo cedo com café da manhã a base de frutas, tapioca, cuscuz, macaxeira e ilustre bolo de rolo. No almoço, os peixes e camarões são os preferidos, junto com a carne de sol. Na hora do jantar, os destaques são os crepes, saladas, sopas, etc. A Coluna Turismo de Valor experimentou os cardápios de alguns restaurantes e hotéis para mostrar a riqueza e a diversidade da culinária de Porto de Galinhas.

Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
Pratos do Hotel Kembali - Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

Um dos locais visitados foi o Munganga Bistrô, localizado na Rua das Piscinas Naturais, aquela das conhecidas sombrinhas penduradas no alto como decoração. Ele possui ambientes refrigerados e outros ao ar livre, bem em frente as conhecidas piscinas naturais de Porto de Galinhas. Outro atrativo do espaço é o fato de abrigar uma exposição permanente de obras do artista Carcará, famosos pelas esculturas de galinhas feitas em troncos de coqueiros.

Especializado em frutos do mar entre outras delícias, o Munganga Bistrô tem ótimos pratos com camarões e lagostas (veja o vídeo). "O restaurante existe há quase vinte anos aqui e fica localizado na melhor área possível, exatamente em frente as piscinas naturais, e ainda contamos na nossa estrutura com o Farol de Porto de Galinhas. Somos especializado em frutos do mar, mas temos qualquer outro prato que as pessoas possam vir a desejar", disse o proprietário Ricardo Barreto.

Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
Sobremesas do Munganga Bistrô - Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

Outro local visitado foi o conhecido João Restaurante, localizado há apenas 15 minutos dali, na praia vizinha de Maracaípe. Também com uma localização privilegiada de frente pro mar e contando ainda com redes e uma convidativa piscina, o estabelecimento possui um ambiente descontraído, bem pé na areia, perfeito pra sentir a energia única de Maraca, como é carinhosamente chamada a praia.

Os frutos do mar também está entre as especialidades, com uma boa pegada regional, das entradas até as sobremesas, não deixe de provar os famosos pudins (veja o vídeo). "Estamos aqui há 11 anos e a nossa pegada é proporcionar uma experiência sensacional, não só na culinária, mas também em atendimento. Temos uma gastronomia focada nos sabores de Pernambuco", afirmou o proprietário João Adauto.

Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
Sobremesas do João Rastaurante - Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

Durante a estadia em Porto de Galinhas, a coluna provou também da gastronomia dos hoteis Kembali e Solar, que tem propostas boas e diferenciadas. "A gastronomia do Kembali foi pensada de acordo com o conceito do hotel, que tem uma visão bem contemporânea. Comecei, então, a criar pratos com ingredientes da cozinha local, da cozinha pernambucana, com técnicas diferentes, técnicas clássicas e outras modernas. Também foi pensado em uma tropicalidade devido à localização do hotel: a beira-mar de Porto de Galinhas; explorando o contraste das frutas com as proteínas, das cores, das texturas", disse o Chef Emmhanuel Nettho.

Já o chef do Solar Porto de Galinhas  Joselma Medina falou das referências utilizadas no local. "Nossa referência gastronômica é agregar aos nossos preparos aquele toque caseiro, seja no tempero da carne ou frutos do mar. Temos uma culinária diversificada, sempre pensando em todos os nossos clientes. Hoje, nossa culinária se baseia na cultura regional e tem segmentos em várias outras culturas, desde a cozinha contemporânea até a nouvelle cuisine, típica da França", afirmou. 


Tags

Autor