AGRESTE

Conheça a Feira de Caruaru, de onde se originou a cidade que completa 164 anos

A partir do comércio instalado no local é que surgiu o município que faz aniversário nesta terça (18)

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 18/05/2021 às 7:30 | Atualizado em 18/05/2021 às 8:32
Notícia
X

A Feira de Caruaru faz gosto a gente ver, de tudo que há no mundo nela tem pra vender. Os versos do compositor Onildo Almeida, imortalizados na voz de Luiz Gonzaga, mostram a diversidade e a importância do equipamento encravado no centro da cidade, que inclusive é mais antigo que o próprio município, que nesta terça-feira (18) completa 164 anos. A partir do comércio que se instalou no local é que surgiu a cidade que viria a ser a principal do Agreste do Estado.

Localizada no Parque 18 de Maio e entorno, ela é um ícone da cultura popular de Pernambuco e em 2006 foi considerada pelo Iphan como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, figurando entre as mais importantes feiras livres do Brasil. A Coluna Turismo de Valor, que ontem mostrou os encantos do Monte Bom Jesus,  deu um passeio pela feira tão cantada em verso e prosa e que reúne diversos elementos da cultura caruaruense, como artesanato, literatura, música, gastronomia, etc.

"A cidade surgiu a partir desta feira que, assim como Onildo Almeida escreveu e Luiz Gonzaga cantou, realmente tem de tudo pra se vender. Aqui você encontra desde o artesanato até a roupa, o calçado, importados, artigos de cama, mesa e banho. Quem vem a Caruaru tem que conhecer a nossa feira", convida a turismóloga Betânia Fereira.

Fotos: Janaína Pepeu / Prefeitura de Caruaru / Divulgação
Detalhes da Feira de Caruaru - Fotos: Janaína Pepeu / Prefeitura de Caruaru / Divulgação

Mas antes de tudo é preciso dizer que, na verdade, o que se chama de única feira é composta por várias outras dentro dela. No total são 14 segmentos. Além da mais conhecida Feira de Artesanato, tem também as feiras de: importados, couro, ferragens, raízes, flores, bolos, gomas, doces, etc. Cada uma com um setor específico.

"Tem massa de mandioca, batata assada, tem ovo cru / Banana, laranja e manga, batata-doce, queijo e caju / Cenoura, jabuticaba, guiné, galinha, pato e peru /Tem bode, carneiro e porco, se duvidar inté cururu", descreve um dos versos da famosa composição.

Depois de comprar "de tudo que há no mundo" nela, a dica é repor as energias e aproveitar os sabores de Caruaru na feira gastronômica. O setor foi completamente revitalizado, dando uma cara mais moderna ao espaço, que apesar do visual novo mantém a tradição da culinária local. Um dos principais e mais antigos é o restaurante de Tia Guida, onde é possível degustar um delicioso bode ou carne assada.

Fotos: Janaína Pepeu / Prefeitura de Caruaru / Divulgação
Detalhes da Feira de Caruaru - Fotos: Janaína Pepeu / Prefeitura de Caruaru / Divulgação

Tags

Autor