PORTO DE GALINHAS

A experiência do mergulho de batismo em Serrambi

A Abissal é uma empresa certificada que oferece mergulhos e cursos também.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 09/06/2021 às 8:30
Notícia
X

Se o mar de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, já impressiona de fora, imagina de dentro. Pois bem, muitas pessoas não ficam só na imaginação e vão conferir de perto as belezas submersas da região. E um dos melhores locais pra ter essa experiência é na tranquila Praia de Serrambi, que fica ao lado da de Porto de Galinhas.

Abissal Mergulho / Divulgação
O treinamento é feito nas piscinas do hotel - Abissal Mergulho / Divulgação

A Coluna Turismo de Valor fez o chamado mergulho de batismo, voltado para iniciantes, com a Abissal, uma operadora de mergulho certificada pela PADI e habilitada para dar cursos de mergulho em todos os níveis. A sede dela fica dentro do Serrambi Resort, que recentemente foi eleito como um dos 20 melhores do mundo para tirar fotos. A empresa, inclusive, algumas das piscinas do hotel para dar os treinamentos. Antes do batismo em si, os profissionais passam todas as instruções na piscinas sobre os equipamentos e as técnicas de mergulho.

"Estamos aqui há mais de 15 anos oferecendo esse serviço de forma excepcional. Para o mergulho de batismo a pessoa é direcionada para a piscina onde ela vai fazer todo um treinamento para se adaptar a respiração sub-aquática e aos equipamentos. No mar ele vai ser acompanhado diretamente por um instrutor que vai o conduzindo o tempo todo desde a queda na água até a volta para a embarcação", explicou o gerente de operações de mergulho Mário Coutinho.

Abissal Mergulho / Divulgação
Na piscina do hotel os iniciantes recebem todas as instruções - Abissal Mergulho / Divulgação

Depois é a aguardada hora de seguir para as piscinas naturais de Serrambi. Com o apoio de uma lancha se chega no local do mergulho que fica a uns 500 metros do hotel. Após checar e colocar os equipamentos, todos caem na água. A profundidade não é grande, cerca de cinco metros, mas já dá uma boa ideia da sensação do mergulho de com cilindro. O roteiro é margeando um grande coral e no trajeto se vê vários tipos de peixes. A duração é de aproximadamente 30 minutos, mas quando se está lá impressão é de muito mais.

O engenheiro civil Hugo Mesquita Filho, de Minas Gerais, levou a filha de dez anos para o primeiro mergulho dela. "Gostei bastante da estrutura da empresa e foi uma experiência maravilhosa. Era uma coisa que já planejava fazer há um tempo e felizmente aconteceu. Curti lá embaixo com ela ao meu lado e ela comentou que adorou ver os peixinhos", disse.

O médico Vagner Carneiro, do Recife, também levou seu filho Miguel de 12 anos para mergulhar. "Eu já tenho uma certa experiência em mergulho, já fiz em outros locais, mas foi a minha primeira vez aqui em Serrambi. E foi uma experiência bem legal", analisou Vagner. "Foi meu segundo mergulho na vida e quando você está lá embaixo você perde a noção de tempo e espaço. Vale a pena vivenciar isso", avaliou Miguel.

Abissal Mergulho / Divulgação
O naufrágio Marte conta com uma intensa vida marinha - Abissal Mergulho / Divulgação

Para os mais experientes e devidamente certificados, a Abissal oferece a experiência de conhecer os vários naufrágios que existem na área, como o Marte, Gonçalo Coelho e Galeão Serrambi. Neles é possível observar uma intensa e rica vida marinha, com cenários de tirar o fôlego...ainda bem que existem os cilindros de ar.

Tags

Autor