CABO DE SANTO AGOSTINHO

O passeio de caiaque e SUP pelo mangue do Cabo de Santo Agostinho

O trajeto é de cerca de três quilômetros e mostra toda a riqueza do bioma na área.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 22/06/2021 às 8:30
Notícia
X

O Cabo de Santo Agostinho vai muito além das praias e mostra riqueza também com seu mangue. É possível explorar a vasta área do manguezal da Praia de Suape com um passeio de caiaque ou Stand Up Paddle (SUP) que mistura contemplação e aula sobre a importância deste bioma para o meio ambiente.

A atividade é oferecida há muitos anos pelo instrutor Del Santana que é nascido e criado na região e conhece tudo por lá. A empresa é a Eco Sup Suape e o valor é de R$30. O trajeto tem cerca de três quilômetros e dura cerca de uma hora e meia. Antes, claro, ele passa todas orientações sobre como conduzir o caiaque ou a prancha. Depois de um breve treinamento e teste na água, o grupo sai pelos becos de água formado entre os mangues.

"Nós damos todas as instruções antes e acompanhamos todo o tempo. Sou guia local , marinheiro e fico sempre ao lado passando as instruções. Durante o passeio as pessoas conhecem toda a riqueza deste bioma tão importante para as nossas vidas", disse o instrutor Del Santana.

De acordo com ele, a área de mangue tem de 30 a 35 hectares e conta com quatro espécies diferentes. No caminho se observa também a rica vida animal com os caranguejos, peixes e pássaros. Há várias paradas para uma espécie de aula ao livre, mostrando na prática vários aspectos do mangue.

Durante a maré baixa existe a opção também de fazer a trilha não de caiaque e SUP e sim a pé. O trajeto total tem quatro quilômetros e é feito em aproximadamente duas horas. "O solo fica bem firme, então podem vir crianças e idosos. É um passeio bem tranquilo e a diferença é que a gente tem um contato mais próximo com o mangue. Dá pra aproveitar ainda mais e tirar fotos", explicou Dell.

 

Tags

Autor